Quarta, 27 Outubro 2021

100% DAS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS DE VALINHOS CONTAM COM INTERNET DE ALTA VELOCIDADE

A Prefeitura de Valinhos, numa ação integrada entre Secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação com a Secretaria da Educação, finalizou a implantação de internet por fibra ótica em 100% nas unidades de ensino da Rede Municipal de Valinhos. Presente em todos os prédios em funcionamento, a principal vantagem do investimento no ensino se reverte no aprimoramento das aulas com recursos de multimídia, além de melhoria na parte administrativa. O investimento em Tecnologia da Informação (TI) faz parte do Plano Desenvolve Valinhos da atual gestão.

A secretária de Tecnologia, Inovação e Comunicação, Roberta Calif, lembra que a conexão favorece tanto as escolas rurais quanto as urbanas, que contavam com apenas 12 megabytes (MB) no sistema rádio, que tinha quedas frequentes de sinal.

Segundo o secretário de Educação, Cleber Magdalena, a conexão antiga era compatível apenas para o desenvolvimento dos trabalhos administrativos, para atividades básicas dos professores como chamada e registro de atividades no Diário Digital.

Anteriormente, nos laboratórios de informática era possível realizar apenas pesquisas mais simples e atividades que não demandassem um alto consumo de dados.

Conforme ele, com a mudança o professor poderá aprimorar suas aulas utilizando recursos de multimídia que estão disponíveis na internet, como vídeos, aplicativos e softwares que dependem de uma conexão estável e mais veloz.

A fibra permite a transmissão das aulas online por meio da ferramenta Educa Class, que é uma API (Application Programming Interface) inserida dentro da Plataforma Educa Digital que permite chamadas por videoconferência gastando menos dados e com mais segurança para os alunos.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/