Quarta, 27 Outubro 2021

Sábado é dia ‘V’ de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em Valinhos

 O Dia 'V' será realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Santana, na Avenida Brasil nº 144, das 8h00 às 17h00. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Valinhos promoverá neste sábado (16) o dia 'V' de multivacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Será um dia de mobilização nacional dentro da Campanha de Multivacinação que prossegue até o dia 29 deste mês de outubro para atualização da caderneta de vacinação desta faixa etária e aumentar a cobertura vacinal. Em Valinhos o dia 'V', como passou a ser chamado no Estado de São Paulo significando a vacina como melhor forma de prevenção de doenças imunopreveníveis, será realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Santana, na Avenida Brasil nº 144, das 8h00 às 17h00.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Valinhos, a necessidade da atualização das vacinas às crianças e adolescentes menores de 15 anos e a realização do dia 'V' no município, têm como objetivo além de deixar em ordem a carteira de vacinação, oferecer mais uma oportunidade do acesso às vacinas e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade e diminuir a incidência, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis, ou seja, que podem ser evitadas com a vacinação.

Entre os anos de 2014 e 2015, as coberturas vacinais no Estado de São Paulo eram superiores a 95%, e as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de coberturas vacinais iguais ou maiores que 95% eram atingidas. Já a partir de a partir do ano de 2016/2017, quando foi implantado em todo o estado o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), observou-se uma queda nas CV, associada a uma série de fatores.

Entre eles a percepção enganosa de parte da população que as doenças desapareceram; desconhecimento de quais vacinas fazem parte do Calendário de vacinação; medo da reação pós-vacina; receio que o número elevado de vacinas sobrecarreguem os sistema imunológico; falta de tempo dos pais para levar ao posto de vacinação para atualização do esquema vacinal; "fake news" de que as vacinas não são seguras e não protegem adequadamente as pessoas vacinadas; falsa sensação de segurança, pois muitas doenças imunopreveníveis já não ocorrem devido as elevadas coberturas vacinais.

"Dessa forma, esta população-alvo deve comparecer à UBS da Vila Santana neste sábado, ou até o dia 29 deste mês em todas a UBSs, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado nesse Calendário", disse a diretora da Vigilância Epidemiológica de Valinhos, Claudia Santos.

Segundo a diretora, o momento de visita ao serviço de vacinação será otimizado para aplicação do maior número de vacinas possível, mas respeitando o intervalo mínimo entre as doses do Calendário de Vacinação. "Destacamos que este esquema acelerado adotado nesta campanha é um esforço adicional para a recuperação dos esquemas vacinais em atraso", destacou.

As vacinas que estarão disponíveis para aplicação são: Hepatites A e B, Poliomielite (paralisia infantil), Rotavírus (protege contra as gastroenterites), DTP + Hib+ Hb Penta (protege contra Difteria, Tétano, Pertussis (coqueluche), infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b, inclusive meningite, e hepatite B), DTP (contra Difteria, Tétano e Pertussis), Pneumo 10 Valente (previne cerca de 70% das doenças graves - pneumonia, meningite, otite) em crianças), Meningo C (protege contra o tipo C da doença meningocócica), Meningo ACWY (previne contra 4 tipos de meningite)Febre Amarela, SCRV (contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), Varicela, e HPV (contra o Papiloma Vírus Humano).

Vacinação na UBSs:

Além do dia 'V' neste sábado, dia 16, na UBS da Vila Santana, as crianças e os adolescentes menores de 15 anos podem ter acesso às vacinas para atualização da caderneta em todas as UBSs da cidade, pois a Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até o a 29 de outubro, das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 15:00. Para informações sobre os locais e telefones da UBSs acesse a página do site da Prefeitura pelo endereço: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/19/unidades-basicas-de-saude/.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/