Quinta, 22 Abril 2021

Agendamento para vacinação da 2ª dose em idosos de 75 anos ou mais será nesta segunda-feira (5) a partir das 8h

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abrirá na próxima segunda-feira (5) o link de agendamento obrigatório para vacinação da 2ª dose aos idosos de 75 e 76 anos ou mais. O agendamento será exclusivo para os idosos destas faixas etárias que receberam a 1ª dose da CoronaVac nos dia 15 e 16 de março, ou até mesmo antes destas datas que perderam os agendamentos passados para receber a 2ª dose do imunizante.

A aplicação da 2ª dose já está programada para os dias seguintes, 6 e 7, das 16h30 às 19 horas, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, em sistema Drive-Thru. Também haverá espaço reservado para os idosos que forem à vacinação sem condução.

Link e telefones

O link a ser acessado a partir das 8 horas na segunda-feira (5) é https://forms.gle/LivwT5YiCkdMd1936 e estará disponível em formulário para preenchimento na página principal do site oficial da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br). Também são disponibilizados dois números de telefone para o agendamento àqueles idosos com maior dificuldade em acessar a internet. São eles: 3829-5680 e 3829- 5676, da Vigilância Epidemiológica. Em razão do limite de doses recebidas, tão logo a quantidade reservada para a vacinação no dia 5 seja atingida, o sistema de agendamento será automaticamente suspenso e os idosos que não conseguirem efetivá-lo serão comunicados de uma próxima agenda pelo site da Prefeitura.

Vale lembrar que o agendamento obrigatório da Prefeitura de Valinhos não substitui o cadastro no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br), sistema do Governo do Estado de São Paulo e também necessário de ser realizado para agilizar o processo de vacinação e o abastecimento do banco de dados digital.

"Pedimos para que os idosos e seus familiares, independentemente de fazerem o agendamento da Prefeitura para receber a 1ª dose da vacina, também faça o cadastro no site Vacina Já do Governo Estadual. São sistemas diferentes, mas ambos necessários para o processo de vacinação, pois o cadastro estadual agiliza o trabalho do município no abastecimento da aplicação das doses no banco de dados da Campanha Nacional de vacinação Contra a Covid-19", explica o enfermeiro Rafael Dias Lima, integrante da equipe de coordenação da vacinação em Valinhos.

Saiba mais

Foram vacinados nos dias 15 e 16 de março 1.144 idosos acima de 75 anos que receberam na oportunidade a 1ª dose. "Assim, além destes idosos, mesmo outros que já tenham tomado a 1ª dose da vacina CoronaVac e por ventura tenham deixado de tomar a 2ª dose, devem impreterivelmente fazer este novo agendamento para completar a imunização no prazo protocolar", esclarece o enfermeiro Rafael Dias Limas, que integra a equipe de coordenação da Campanha de Vacinação.

O enfermeiro explica que o recomendado pelo Instituto Butantan para tomar a 2ª dose da CoronaVac é entre 14 e 28 dias, período favorável à soroconversão, que na prática significa o quanto o organismo fica imunocompetente ao SarsCov. "É o prazo mínimo para que o organismo produza anticorpos em resposta a um antígeno, no caso à vacina contra a Covid-19, cujos anticorpos passam a ser detectáveis pelos testes sorológicos", falou Rafael.

Ele também explicou que inclusive, caso a pessoa que tomou a primeira dose tenha dificuldades para receber a segunda, dentro deste período de 14 a 28 dias, por problemas pessoais, de saúde ou viajem, por exemplo, a recomendação é para que qualquer forma complete o esquema vacinal em outro momento, agendando-se nas etapas seguintes de vacinação.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 23 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection