Quarta, 03 Março 2021

Aulas da Rede Municipal em Valinhos serão retomadas online

slide1 Divulgação PMV
O retorno das aulas presenciais está previsto para o mês de Março - Divulgação PMV

Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Educação, alinhado à Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia do Covid-19, e seguindo as determinações do Governo do Estado de São Paulo, anunciou a abertura do ano letivo no próximo dia 3 de fevereiro, inicialmente, mantendo as aulas online, à distância. A secretaria municipal de Educação apresentou, durante 2ª e 3ª, o Plano de Retomada Gradual das aulas dos alunos da rede municipal de ensino aos diretores, coordenadores e ao Conselho Municipal de Educação. Neste retorno em fevereiro, online, os alunos que não têm acesso aos meios digitais poderão retirar semanalmente nas escolas as atividades impressas.

O retorno das aulas presenciais está previsto para o mês de Março, mas depende de avaliações do Centro de Contingência do Governo do Estado de São Paulo, que é formado por 20 especialistas, entre médicos, cientistas, professores, epidemiologistas e infectologistas. O Plano de Retomada Gradual das aulas prevê escalonamento de datas, conforme as séries, no período de 1º de março a 5 de abril. Inicialmente, os grupos serão formados com 30% dos alunos até chegar a 100%, na fase verde.

Para a secretária da Educação, Claudinéia Serafim, o processo de organização do retorno às aulas presenciais é complexo e exige cuidado e prudência. "As tomadas de decisões devem ser conjuntas, entre as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social", explicou, lembrando ainda que são amparadas por dados da comissão municipal, que seguiu estudos e diretrizes de segurança sanitária editados pelos governos federal, estadual e municipal, visando ao retorno escolar. "Março é uma data prevista hoje. Temos que trabalhar o planejamento com esta data. Porém, seguimos as determinações do Governo do Estado de São Paulo", complementou a secretária.

A retomada presencial do Ensino Fundamental I, a partir do 2° Ano, e do Ensino Fundamental II está previsto para o dia 1º de março. Já das creches, do 1° Ano do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil (Infantil I e II) deve acontecer no dia 5 de abril. Será um retorno escalonado, em caráter optativo aos pais ou responsáveis, seguindo as fases em que o município se encontrar. Na fase laranja, será um grupo com até 30% dos alunos por dia alternadamente; fase amarela com até 50% dos alunos por dia alternadamente; fases verde e azul com 100% dos alunos. A fase vermelha terá somente ensino remoto.

"Esperamos que o Ministério da Saúde possa, o quanto antes, disponibilizar mais e mais lotes de vacinas, incluindo o calendário completo que possa levar a vacinação a todos as faixas etárias e grupos do nosso país. Enquanto isto, temos que ter cautela, prudência e responsabilidade com a formação de nossos alunos, sem nos descuidarmos da segurança e da Saúde, acima de tudo", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Pais, alimentação e transporte escolar

A Rede Municipal de Educação terá reuniões escalonadas com os pais. O Ensino Fundamental I (a partir do 2° Ano) e II será no período de 22 a 26 de fevereiro. Já a Creches, a Educação Infantil (Pré-Escola) e 1° Ano do Ensino Fundamental I acontecerá no período de 22 a 26 de março.

Os serviços de alimentação e transporte escolar deverão seguir as diretrizes orientativas para a retomada das atividades presenciais nas escolas, elaboradas pela Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19.

Comissão

A Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19 foi constituída pela Portaria SE nº 1050/2020, com a contribuição de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria da Fazenda, com a participação dos coordenadores das áreas pedagógicas, de representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho de Alimentação Escolar, da Associação dos Servidores Públicos do Município de Valinhos, representantes das Escolas Particulares de Valinhos, das Creches particulares contratadas pela municipalidade, da OSC Instituto Esperança e representante dos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica de Valinhos.

A comissão tem por objetivos a garantia do direito à educação; a garantia de segurança e saúde aos estudantes e aos profissionais da educação; a orientação adequada e a comunicação efetiva à comunidade escolar; a organização dos espaços escolares com vistas à segurança sanitária e a prevenção ao contágio e disseminação da COVID-19.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 03 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection