Sexta, 22 Janeiro 2021

Covid-19 avança e barra abertura do comércio na fase 3

Covid-19 avança e barra abertura do comércio na fase 3

Os salões de beleza/barbearias e também o consumo presencial nos bares e restaurantes, não serão liberados. O Estado colocou a RMC em estado de alerta e se os casos aumentarem poderá retroceder para a abertura de serviços somente essenciais




O Governo do Estado determinou nesta quarta-feira (10) que os municípios da região de Campinas, incluindo Valinhos, não poderão avançar no processo de reabertura escalonada do comércio.




Dessa forma, a região segue na Fase 2 e as categorias da Fase 3, que são os salões de beleza/barbearias e também o consumo presencial nos bares e restaurantes, não serão liberadas a partir da próxima semana, como estava previsto.




A abertura escalonada tinha começado no dia primeiro de junho, quando parte do comércio foi autorizada a voltar a funcionar com horários reduzidos (quatro horas de expediente por dia) e uma série de regras de higiene e distanciamento impostas pela Vigilância Sanitária.




Pelo calendário, a partir da próxima segunda-feira (15), seria iniciada a terceira fase, com a liberação de mais alguns setores, desde que os números da doença estivessem sob controle, o que não ocorreu. 




Em sua decisão, o Governo do Estado se baseia no avanço dos números da covid-19. Houve crescimento no total de casos confirmados em todo o Estado e também na ocupação dos leitos de UTI desde a última semana.




Em Valinhos, a taxa de ocupação nas UTIs passou de 70% pela primeira vez, e, na Santa Casa, que atende pelo SUS, chegou a 100% na última terça-feira (9).




Na segunda-feira (01) o centro de Valinhos ficou lotado de consumidores - Foto: César Fonseca | JTV



Além da proibição da abertura da Fase 3, o Estado colocou a região de Campinas em estado de alerta, o que significa que na próxima semana, se os números de casos e de ocupação de leitos não mudarem, é possível que todo o comércio volte a ser fechado, restando abertas apenas as atividades essenciais.




Cenário de Valinhos




O número de casos ainda está em crescimento e a ocupação dos nossos leitos de UTI tem preocupado.




Valinhos tem hoje 294 casos confirmados de covid-19, sendo que 12 pessoas já morreram por conta da doença. Há ainda 27 pessoas internadas em leitos de UTI. Só nesta quarta-feira foram 17 novos casos notificados. 

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 22 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection