Terça, 18 Janeiro 2022

COVID-19: Disponibilizado novo link para mais 940 agendamentos a profissionais da saúde de Valinhos

Divulgação Prefeitura Municipal de Valinhos

Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, disponibilizou nesta quarta-feira (3), desde às 13 horas, em seu site oficial (www.valinhos.sp.gov.br) um novo link para que mais 940 profissionais que atuam na área da saúde possam fazer um agendamento prévio para se vacinarem contra a Covid-19 no próximo sábado (6). Este é terceiro link aberto dentro deste sistema de agendamento prévio aplicado pela Vigilância Epidemiológica desde que o município passou a receber mais doses de vacinas e passou a ampliar a imunização a mais grupos de profissionais que atuam na área.

"Com estes novos agendamentos para sábado disponibilizados hoje já somamos um total de 1.940 cadastros para viabilizar a imunização destes profissionais que integram o grupo prioritário neste primeiro momento da Campanha Nacional de Vacinação. Os agendamentos prévios possibilitam que estes trabalhadores tão essenciais recebam com toda a garantia as doses e tudo saia dentro do programado, com organização e muito cuidado, evitando desta forma que pessoas que não sejam do grupo prioritário tentem furar a fila", disse a prefeita Capitã Lucimara Godoy ao destacar que Valinhos segue à risca as recomendações do Ministério da Saúde, em consonância com as diretrizes do Governo Estadual, para que progressivamente a população seja imunizada conforme os grupos prioritários.

A vacinação destes profissionais que foram efetivar o agendamento para sábado será na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Santana, localizada na Avenida Brasil nº 144, das 8 às 17 horas. A Vigilância Epidemiológica pede para que as pessoas respeitem os horários agendados e cheguem apenas com alguns poucos minutos de antecedência para evitar aglomerações.

"Todos podem ficar tranquilos que os horários agendados estão sendo cumpridos pela organização da vacinação, por isso não é necessário chegar com muita antecedência à UBS. Temos que evitar aglomerações e todo o espaço está cuidadosamente organizado para receber os profissionais que atuam na saúde seguindo os protocolos sanitários para a prevenção ao coronavírus", explica o enfermeiro Rafael Aparecido Dias Lima, que integra a equipe de coordenação da imunização.

Novo link

Para o agendamento da vacinação no sábado (6) o novo link disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Valinhos é: https://forms.gle/beHu2apdCgoL7F437 que se encontra no banner na página principal do site da Prefeitura, no endereço: www.valinhos.sp.gov.br.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, nas duas últimas etapas de agendamentos foram ampliados os segmentos de profissionais da área da saúde, dentro das recomendações do Programa Nacional de Imunização.

"Vale destacar que quando forem completados os 940 agendamentos reservados para o sábado, dia 6, os formulários de inscrição serão automaticamente suspensos e os próximos agendamentos somente serão abertos caso seja necessário dar continuidade ao atendimento da demanda para este grupo prioritário e novos lotes de vacinas forem destinados a Valinhos", explica o enfermeiro Rafael.

A Vigilância Epidemiológica também faz um alerta. "Pedimos à população que tome cuidado com links repassados via SMS ou grupos de mensagens. Há casos relatados à Saúde de links que pedem até dados bancários. Cuidado! Isto é golpe. Os agendamentos de vacinação contra a Covid-19, de acordo com as fases já divulgadas pelo Ministério da Saúde, devem ser acessados apenas pelo site da Prefeitura de Valinhos, em www.valinhos.sp.gov.br", informa.

O agendamento faz parte do cadastro próprio criado pela Secretaria da Saúde de Valinhos para aplicação das doses aos profissionais que atuam na área da saúde no município. Os dados do agendamento também servirão para abastecer o sistema Vacivida desenvolvido pela Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo) e fornece informações sobre dosagens aplicadas e a cobertura vacinal atualizada diariamente nos 645 municípios paulistas. O Vacivida pode ser consultado pelo site: http://vacinaja.sp.gov.br que também traz detalhes sobre a vacinação no Estado de São Paulo.

Quem pode receber a vacina nesta fase da campanha

Seguindo a definição da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização entram neste novo grupo a ser vacinado em Valinhos os mesmos que puderam ser imunizados na Campanha Nacional de 2020 contra a Influenza, especificados como trabalhadores dos serviços de saúde: "todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais".

São eles: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares;

Também integram este mesmo grupo: os recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda neste novo grupo aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Documentos necessários

No dia e horário da vacinação, será obrigatório a apresentação de documento que comprove a categoria profissional e comprovante de residência em Valinhos ou com o local de atuação no Município de Valinhos. "Pedimos para que as pessoas procurem se apresentar apenas nos horários que fizeram o agendamento para evitar aglomerações", pediu a Vigilância Epidemiológica.

Balanço da vacinação em Valinhos

Do total de 4.180 doses recebidas até o momento, Valinhos já vacinou até a manhã desta quarta-feira 2.062 profissionais da linha de frente do combate ao Covid-19 que atuam na UPA e nos hospitais Santa Casa e Galileo, além de profissionais de saúde da rede básica e também aqueles que compareceram mediante o primeiro agendamento prévio em vacinação no dia 30 de janeiro incluindo de forma geral médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos de laboratórios de análises clínicas e motoristas de ambulância. Este público alvo inicialmente estimado, com base em dados de 2020, é de 2.884 profissionais. Outras 215 vacinas foram aplicadas em idosos que vivem em instituições de longa permanência (casas de repouso).

Nesta quarta (3) e quinta-feira (4), a Secretaria da Saúde de Valinhos promove a vacinação de um total de 400 profissionais que atuam na área da saúde e que também se cadastraram pelo mesmo sistema de agendamento prévio. A imunização será das 17 às 18h30, na UBS da Vila Santana.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 18 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/