Sábado, 24 Julho 2021

CPI que investiga transporte público na pandemia ouve secretários municipais

Vereadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis irregularidades no transporte público de Valinhos durante a pandemia ouviram nesta segunda-feira (14) os secretários Marcio Aprígio, responsável pela pasta de Mobilidade Urbana, e Argeu Alencar, da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais. Na reunião, os parlamentares questionaram pontos do contrato assinado com a empresa Sou Valinhos e pediram informações sobre as tratativas da prefeitura com a concessionária do transporte coletivo.

O secretário de Mobilidade Urbana, Marcio Aprígio, foi quem respondeu a maior parte das perguntas, uma vez que sua secretaria esteve à frente das negociações e é a responsável direta pela fiscalização e operação dos ônibus na cidade. Segundo ele, a empresa já foi notificada para aumentar a frota, mas a resposta dada ao poder público foi de que não havia condições de atender ao pedido por causa do aumento de custos, como o verificado no reajuste do óleo diesel. Mesmo com a negativa, Aprígio informou que uma nova notificação será feita.

O secretário também alertou para um possível colapso no transporte público de Valinhos caso não seja encontrada uma fórmula que não prejudique a empresa e nem o município com seus passageiros. Ao responder os vereadores, ele defendeu uma nova licitação, mas ressaltou que para isso é necessário fazer um estudo de viabilidade econômica-financeira, que, segundo ele, nunca foi feito na cidade.

Durante a oitiva, os vereadores confrontaram pontos do contrato com o que está sendo verificado na cidade e criticaram a aglomeração nos ônibus. O trabalho da CPI continua nos próximos dias e mais pessoas podem ser convocadas para prestar esclarecimentos.

A CPI é formada pela vereadora Simone Bellini (Republicanos), que é a presidente, pelo vereador César Rocha (DC), que é o relator, e pelos vereadores Alécio Cau (PDT), Tunico (DEM), Gabriel Bueno (MDB), Henrique Conti (PTB), Mayr (Podemos), Marcelo Yoshida (PT), Roberson Salame (PSDB) e Thiago Samasso (PSD).

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 25 Julho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/