Quarta, 26 Janeiro 2022

Presidente do DAEV, Flávio Rachid, visita Estação de Tratamento de Lodo da ETA I

Flávio Rachid acompanhou a operacionalização da Estação de Tratamento de Lodo (ETL)

Na manhã de segunda-feira, dia 08, o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), engenheiro Flávio Rachid visitou a Estação de Tratamento de Água – ETA I, localizada na Vila Embaré. A visita faz parte da proposta de trabalho de Rachid a frente da autarquia, em estar constantemente próximo e atento a todos os processos produtivos do DAEV. "Trabalharemos fortemente para melhorar a captação, tratamento e reservação de água e redução de perdas", disse o presidente.

Ao lado do chefe de seção, Nilton de Oliveira, o presidente verificou o funcionamento da máquina envasadora e seladora automática para copos de água. Para o envase é seguido um rigoroso processo de controle de qualidade a cada lote produzido. Os copos são utilizados nos órgãos públicos e em eventos e atividades sociais de entidades filantrópicas como por exemplo o Rotary Club e Santa Casa de Valinhos. Somente no mês de janeiro, foram produzidas 101 caixas de água envasada, o equivalente a mais de cinco mil copos.

Durante a visita, Flávio Rachid acompanhou a operacionalização da Estação de Tratamento de Lodo (ETL) que tem a capacidade de receber 20 metros cúbicos de água da lavagem dos filtros e decantadores. No processo de tratamento o lodo produzido após o tratamento da água é bombeado para bolsas (bags) com aplicação de polímeros separando a água dos resíduos (lodo).

Na sequência a água retorna para o tratamento e o lodo tem a destinação correta, que é o aterro sanitário, reduzindo perdas e aumentando a economia de água no processo.

Saiba Mais

A ETA I tem capacidade de tratamento de 18 milhões de litros de água por dia. É responsável por tratar a água de quatros mananciais internos, são eles: Barragem das Figueiras, Barragem Moinho Velho, Barragem João Antunes dos Santos e a reserva técnica Santana do Cuiabano. Possui cinco reservatórios com capacidade para armazenar 2,23 milhões litros de água tratada.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 26 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/