Domingo, 07 Março 2021

DIA MUNDIAL DO BRAILLE É COMEMORADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Nesta segunda-feira (4), comemora-se o Dia Mundial do Braille, data escolhida em homenagem ao nascimento de Louis Braille (4/1/1809 – 6/1/1852), criador do sistema de leitura e escrita para pessoas cegas.

Louis Braille tornou-se cego aos três anos de idade, ao ferir seu olho esquerdo com uma ferramenta, na oficina de seu pai. Acometido por uma infecção que se alastrou também para o olho direito, Louis Braille tornou-se cego total.

A condição de cego não foi impedimento para Louis: sua família o incentivou à escolarização e sua dedicação aos estudos lhe proporcionou uma bolsa de estudos no Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, onde estudou e publicou um sistema de leitura e escrita para cegos (1829), mundialmente conhecido pelo seu nome.


O Sistema Braille é um código universal de escrita e leitura tátil para pessoas cegas, que consta da combinação de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos.

O Braille possibilita a formação de 63 símbolos diferentes, usados em textos literários nos diversos idiomas, como também nas simbologias nas áreas da Matemática, Química, Música e Informática.

A escrita do Sistema Braille pode ser manual – com a utilização de reglete e punção, com máquina de escrever braille, ou ainda com impressora braille.

O conhecimento do Sistema Braille é fundamental para a alfabetização de crianças cegas, bem como para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Nessa perspectiva, a disseminação do Sistema Braille e de recursos e serviços de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual nos cursos de formação de professores no Brasil ainda é um desafio.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 07 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection