Sábado, 08 Mai 2021

Valinhos terá implantação tecnológica com ganhos para Saúde, Educação e Gestão Pública

O objetivo é facilitar a vida de cada morador valinhense, de cada empreendedor da cidade - Foto reprodução

Todos os prédios públicos interligados com fibra ótica e internet de alta velocidade. População atendida nas Unidades Básicas de Saúde com agilidade, consulta marcada pela internet e prontuário eletrônico para eficiência e qualidade no atendimento médico. Estudantes da Rede Municipal com recursos audiovisuais e internet de alta velocidade para ganhos na qualidade do processo pedagógico. Abertura de novas empresas na cidade com alvarás emitidos em menos de 24 horas. Enfim, a tecnologia à serviço de uma gestão pública eficiente e de qualidade e rapidez no atendimento à população. Estes objetivos não são mais frutos de um sonho para Valinhos. Isto porque a cidade inicia um salto tecnológico com ganhos na Saúde, Educação e Gestão Pública, com uma licitação concluída, pela nova Secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação da Prefeitura de Valinhos, de compra de fibra ótica para todos os prédios públicos e internet de alta velocidade para agilizar a prestação dos serviços públicos à população.


"É apenas o primeiro passo para colocarmos, definitivamente, a cidade de Valinhos na rota das chamadas Cidades Inteligentes, acima do conceito de Cidade Digital. O que isto significa, na prática? Significa o fim daquelas filas indesejadas na Saúde, por falhas no sistema e queda na internet; fim da burocracia para abertura de empresas; fim da demora no atendimento da demanda dos direitos dos cidadãos valinhenses. E o início de uma nova era para a cidade", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A licitação de compra da fibra ótica e banda larga foi finalizada na sexta-feira, dia 26. Agora, passado o prazo legal para recursos, será encaminhado para homologação da prefeita e, assim, com início da implantação desta 1ª fase do projeto.

"Na prática, a interligação de todos os prédios públicos é garantir agilidade nos serviços municipais e o início do fim da burocracia que impede a cidade avançar. Já estamos trabalhando na digitalização de todos os processos da Prefeitura. Com esta nova internet, teremos 10 vezes mais velocidade do que existe hoje. Serão 115 pontos interligados, incluindo Saúde e Educação", complementou Márcio Xavier Filho, secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Comunicação de Valinhos.

A atual estrutura de rádios, ponto a ponto, da Prefeitura de Valinhos, além de antiga, tem quedas constantes, com geração de prejuízos à população. Em casos recentes, Unidades Básicas de Saúde ficaram sem internet por vários dias consecutivos, com atrasos no agendamento e nas consultas à população.

A prefeita Capitã Lucimara lembra que, com este projeto, em breve também, será possível disponibilizar internet gratuita na Rodoviária, em praças estratégicas e também no CLT – Centro de Lazer ao Trabalhador. Todas estas ações irão caminhar em paralelo ao objetivo central da Prefeitura neste momento que é o enfrentamento da Pandemia na cidade.

"O objetivo é facilitar a vida de cada morador valinhense, de cada empreendedor da cidade, para que a tecnologia seja um facilitador na qualidade e agilidade dos serviços públicos e instrumento para agregar qualidade à cidade e, assim, possibilitar a implantação de um novo Centro de Tecnologia para Valinhos, com vinda de novas empresas, geração de renda e emprego para a população", complementou Márcio Xavier Filho.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 08 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection