Terça, 18 Janeiro 2022

Disponibilizado link para agendamento a profissionais da Saúde em Valinhos

A Prefeitura de Valinhos disponibilizou desde o meio-dia desta quinta-feira (28) o link para agendamento aos profissionais que atuam na área da saúde no município que queiram ser imunizados contra a Covid-19. A imunização a este grupo considerado prioritário na Campanha Nacional de Vacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde, será promovida pela Secretaria da Saúde de Valinhos neste sábado (30), das 8 às 17 horas, na UBS da Vila Santana, exclusivamente aos profissionais que já tenham realizado o agendamento online pelo sistema. Ao todo serão disponibilizadas 600 doses.

"Nosso município está cumprindo à risca todas as determinações do Plano Nacional de Operacionalização da Campanha, desde que a vacinação começou em Valinhos, no dia 21. Como preconiza o Ministério da Saúde, os profissionais da saúde são considerados do primeiro grupo prioritário e neste próximo sábado damos mais um passo importante neste processo. Mas continuamos ainda no aguardo da decisão do Ministério da Saúde sobre os demais grupos e novas entregas de lotes de vacinas para a população de Valinhos", enfatizou a prefeita Lucimara Godoy.

Como vai funcionar

Ao se cadastrarem, os profissionais poderão escolher o horário de atendimento. O agendamento faz parte do cadastro próprio criado pela Secretaria da Saúde para aplicação das 600 doses neste sábado aos profissionais que atuam na área da saúde no município. Os dados do cadastramento servirão para abastecer o sistema Vacivida desenvolvido pela Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo) e fornece informações sobre dosagens aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. Para o agendamento da vacinação deste sábado, o link disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Valinhos é: https://forms.gle/upRQhi7ksimEGUQFA que se encontra no banner na página principal do site da Prefeitura.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, na vacinação de sábado, diante do número limitado de vacinas disponibilizadas até o momento pelo Ministério da Saúde, assim que o agendamento atingir o número de 600 profissionais, o sistema será automaticamente bloqueado. Tão logo sejam disponibilizadas novas doses para aplicação aos profissionais da saúde, estes serão informados da reabertura do novo cadastramento e nova data de vacinação.

Três equipes de vacinação farão a aplicação das doses na UBS da Vila Santana (Avenida Brasil, 144, na Vila Santana), das 8 às 17 horas. É obrigatório o uso de máscaras e manter distanciamento entre as pessoas no local da vacinação.

Os profissionais que poderão ser vacinados são: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos de laboratórios de análises clínicas e motoristas de ambulância. Será obrigatório a apresentação de documento que comprove a categoria profissional e comprovante de residência em Valinhos ou com o local de atuação no Município de Valinhos. O total de profissionais de Saúde em Valinhos, estimado com os dados de 2020, é de 2.884.

Doses já aplicadas

Da primeira remessa que chegou ao município da vacina CoronaVac, num total de 1.520 doses, somadas as 1.170 doses da vacina AstraZeneca recebidas esta semana, num totalizando 2.690 vacinas, foram aplicadas 1.539 doses até esta quarta-feira (27) à noite.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, desde o início da vacinação na cidade, já foram vacinados os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, que estão na linha de frente e envolvidos diretamente na atenção e referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Também foram imunizadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).

"Neste momento, com a chegada de 1170 novas doses de vacina AstraZeneca, pudemos ampliar este público, incluindo as categorias de profissionais da saúde que não estão diretamente na assistência de pacientes com Covid-19", informou a diretora da Vigilância Epidemiológica.

"Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas. Por isso a necessidade do agendamento prévio até o limite previamente disponível", esclarece a diretora da Vigilância.

Os demais grupos prioritários serão vacinados conforme Informe Técnico do Ministério da Saúde e recebimento das doses no Município.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 18 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/