Sexta, 23 Abril 2021

Luiz Carlos Messias celebra 42 anos de atuação no ramo da contabilidade

Eu me sinto realizado na minha profissão - Foto Divulgação

Luiz Carlos Messias, tem 58 anos, é contador e completa 42 anos de atuação no Escritório de Contabilidade Messias, em Valinhos. Para celebrar estes anos de carreira, Luiz Carlos cedeu um pouco do seu tempo para nos falar da sua profissão e como chegou até aqui. "Comecei a trabalhar com contabilidade em 1979. Os processos eram mais simples, mas todo o trabalho era feito manualmente, com muita intensidade. E na medida em que os dias passavam, eu pegava mais gosto pela profissão. Assim me formando em Técnico Contábil na Escola Técnica de Comércio de Valinhos e Contador na Faculdade PUCC – Campinas.

Além da intensidade, como em outras profissões, o contador trabalha sem parar e com muito foco, "O dia a dia é bastante corrido. Nunca falta serviço num escritório de contabilidade. Nós atendemos os clientes, damos todo suporte necessário desde abertura da empresa, auxiliamos e assessoramos nas áreas: contábil, fiscal, departamento de pessoal, financeira e administrativa, para clientes de todas as atividades econômicas, independente do porte da empresa", explica Messias.

Muita coisa mudou desde quando Messias começou na profissão até os dias de hoje. "O mundo muda e o setor contábil evolui junto. Quando iniciei minha carreira, as máquinas de escrever reinavam nos escritórios de contabilidade. Os processos eram mais simples, o trabalho era feito manualmente, a escrituração fiscal era com caneta tinteiro. Demorava-se meses, até anos para os órgãos confrontarem as informações".

"Hoje, com todo o avanço da tecnologia, conseguimos importar Notas, lançamentos direto dos clientes. Conseguimos ver uma NF emitida em tempo real. Os órgãos conseguem identificar os débitos e as entregas das declarações num prazo muito curto. Mesmo para abertura e encerramento de empresas, o prazo é menor. Foram muitas mudanças no contexto geral", explica o contador.

A economia atual não deixa Luiz Carlos desanimar com a profissão, "Eu me sinto realizado na minha profissão. Minha missão sempre foi manter um trabalho com excelência, honestidade, transparência e responsabilidade. Independentemente do cenário econômico, o trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Nosso papel é orientar a empresa na tomada de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos, tributos, ampliação ou redução da estrutura. Quando o mercado está favorável, nossa presença é importante para orientar a expansão. Quando os tempos estão difíceis, ajudamos analisando os riscos e os investimentos necessários para que a organização se mantenha no mercado".

Ser um contador requer muito cuidado e atenção, pois você lida com decisões financeiras que podem ajudar muito uma empresa. "A responsabilidade de um contador vai bem além da simples apuração de impostos e taxas que os seus clientes pagam. Com a ajuda de uma boa contabilidade, o empresário pode tomar decisões estratégicas, pagar menos impostos, se manter em dia com as leis, além de manter a organização empresarial impecável. Para sermos um bom profissional contábil nos dias de hoje, precisamos nos manter sempre atualizados e modernizados. Manter a competitividade na profissão. Sermos profissionais de responsabilidade e qualidade. E isso, leva tempo, custo.... e muitas empresas preferem pagar um honorário baixo, não dando valor a assessoria devida", conta Messias.

A profissão de contador, além de muito necessária para a sociedade moderna, ela também é muito respeitada e procurada, segundo Luiz Carlos, "Nossa missão foi sempre manter um trabalho com excelência, honestidade, transparência e responsabilidade para clientes de todas as atividades econômicas, independente do porte da empresa. Com responsabilidade, construímos nossa reputação e conquistamos grande credibilidade no mercado. Hoje, nos orgulhamos de atender centenas de clientes, aos quais agradecemos por toda confiança depositada em nosso trabalho. Auxiliando as empresas para seu crescimento e geração de empregos. Um escritório de contabilidade auxilia no processo de administração de um negócio, tendo papel crucial na tomada de decisões. Com informações e relatórios que somente um contador pode compreender, o empresário sozinho nada faria com dados tão relevantes."

Para finalizar essa celebração de 42 anos, Messias deixa uma mensagem: "Que os empresários acompanhem o trabalho de seu contador de perto, a Empresa e o Contador precisam estar juntos em busca do sucesso. E valorizem o bom profissional."

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 23 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection