Quarta, 19 Janeiro 2022

Operação Verão irá durar até 31 de março de 2022

A Prefeitura de Valinhos manterá até 31 de março de 2022, na cidade, a Operação Verão, iniciada no último dia 1º, visando ações de caráter preventivo a ocorrências que podem ser provocadas pelas chuvas de verão. Por meio da Operação, pode-se prevenir e até impedir que diversas situações críticas aconteçam, como acidentes com enchentes, deslizamentos de terras, quedas de árvores e acidentes de trânsito.

A equipe da Defesa Civil de Valinhos participou da abertura oficial da 'Operação Chuvas de Verão' do Estado de São Paulo, no dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, com a presença do Coronel PM Alexandre Monclus Romaneio, secretário-chefe da casa Militar e coordenador estadual de proteção e defesa civil. Formada pela coordenadora Sandra Verdó e os agentes Atus Augusto, Alberto José Pimentel Barbosa e Eduardo Gomes da Silva, toda a equipe participou de treinamentos presenciais e por video-conferência.

Segundo a Defesa Civil, durante este período, o Plano de Contingência será executado conforme quatro níveis de atuação a partir de medições do índice de chuvas em um período de 24 horas, das 7h00 de um dia até às 7h00 do outro, que podem identificar as condições locais.

A decretação do Estado de Observação é feita quando as chuvas atingem até 80mm com acompanhamento dos índices pluviométricos. O Estado de Atenção acontece quando os índices pluviométricos ultrapassam o volume de 80,01mm e parte-se para vistorias em campo nas áreas anteriormente identificadas. Já o Estado de Alerta ocorre quando, após vistoria do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, é solicitado a remoção preventiva da população das áreas de risco iminente. E por fim o Estado de Alerta Máximo é decretado quando, após vistoria técnica, é indicada a remoção de toda a população que habita áreas de risco eminente.

A operação conta com a participação do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado de São Paulo e todas as secretarias municipais, caso necessário, para ações preventivas, urgentes ou emergenciais, disponibilizando maquinário, equipamentos, serviços e pessoal. Em caso de desastre natural ou acidentes ocorridos por conta das chuvas, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelos telefones: 199 e 3859-2055.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 20 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/