Quarta, 08 Dezembro 2021

PARCERIA DE SUCESSO ENTRE ESCOLAS E ACOLHIMENTO DA CASA DA CRIANÇA

O acolhimento da Casa da Criança promove aos pequenos uma experiência de resgate positivo do significado da educação. Assim explica a pedagoga do Serviço de Acolhimento Institucional, Renata Damas, referindo-se ao processo de apoio educacional. Os acolhidos estudam em escolas do munícipio de Valinhos e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, tanto da escola como da entidade, que atuam de forma coordenada para apoiar os estudantes nas atividades propostas.

Os acompanhamentos são realizados na instituição, com horários definidos para receberem o apoio de educadores, psicólogo e pedagoga. "A relação da nossa equipe com a escola é fundamental. Nós buscamos essa maior aproximação durante toda a pandemia. Os professores e coordenadores foram muito receptivos, realizaram um trabalho intenso, personalizado, que vai além do tradicional. Entenderam as demandas e produziram conteúdos e tratamentos muito especializados. As crianças puderam perceber mais o quanto a educação se faz essencial em suas vidas", enaltece a pedagoga.

Com cerca de 400 alunos da região do Jardim Jurema, a Escola Municipal Profª Alice Sulli Nonato também precisou se adaptar e enfrentar os desafios das aulas remotas. Por conta da pandemia, as aulas passaram a acontecer com atividades em salas digitais e aplicativos. Ainda neste período, receberam a demanda da Casa da Criança para que pudessem entender e alinhar a dinâmica da educação a distância para os acolhidos.

"Nossa escola é bastante inclusiva, se antes da pandemia já era um desafio aplicar o conteúdo proposto a todos os alunos, imagina nestes tempos, sem o contato presencial. O trabalho proativo da Renata Damas, pedagoga da Casa da Criança, é muito positivo. Diariamente mantemos o diálogo com ela para tratar das questões especificas dos alunos. Mesmo sem conhecer pessoalmente algumas das crianças, nossas professoras também puderam desenvolver um trabalho intenso personalizado para atender a defasagem pedagógica identificada conjuntamente. Esse estreitamento das profissionais da instituição com a nossa equipe é fundamental, conseguimos agir de forma estratégica, somando forças, talento e disposição. A dinâmica estabelecida é notória e positiva para a evolução do processo de aprendizagem das crianças. Esperamos seguir com esta aproximação e integração, mesmo agora com a retomada das aulas presenciais", explica Rita de Cassia Conceição, coordenadora pedagógica da escola Profª Alice Sulli Nonato.

Para a pedagoga da instituição, as atividades realizadas dentro da Casa da Criança precisam ser bem construídas para serem assimiladas. Renata Damas conta que, além do conhecimento que apresenta por sua vivência no terceiro setor, reúne também conceitos da sua experiência no universo da arte, do teatro, da dança e da cultura popular brasileira.

"Buscamos associar o estudo a um momento prazeroso e importante. Assim, sempre que possível, adotamos atividades lúdicas e artísticas que possam dar suporte e reforço, sobretudo na rotina diária para que se organizem de forma tranquila, afetiva e efetiva. Fui até a escola conversar com as coordenadoras e professoras para poder aproximar as realidades. Depois pude também agendar uma visita com as crianças, pois ainda nem conheciam aquele novo ambiente escolar. É muito gratificante ver como elas podem se desenvolver e apresentar um potencial incrível. Vamos incentivar essas ações para também ampliarem a socialização com a volta das aulas presenciais", finaliza a pedagoga Renata.

Os interessados em apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos devem ligar 19 3871-0546 ou acessar o site casadacriancadevalinhos.org.br.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/