Quinta, 02 Dezembro 2021

Prefeitura de Valinhos divulga nota sobre áudio da secretária de saúde

A secretária de saúde de Valinhos Carina Missaglia - Foto Divulgação

A prefeitura de Valinhos divulgou na manhã desta segunda-feira uma nota sobre o áudio da secretária de saúde do município. Carina Missaglia, que viralizou nas redes sociais de mensagens. Abaixo o aúdio e a nota na íntegra:

Digite seu texto aqui.Conforme divulgamos há pouco, o áudio é da secretária de Saúde de Valinhos. O contexto é uma reunião realizada ontem, domingo, dia 7 de março, sobre a situação da Pandemia em Valinhos, com vereadores da cidade.

É importante ressaltar, como já informamos anteriormente, que a situação de Valinhos, com 100% de ocupação das UTI´s e Enfermarias (e aqui é importante frisar que a cidade dispõe de 38 leitos de UTI Covid, numa das mais altas proporções da região e do Estado, em relação à população), nos 2 hospitais da cidade, foi a base da solicitação da Saúde para as ações de restrição de circulação no município, das 20h00 às 5h00, desde o dia 26 de fevereiro, e também a antecipação da Fase Vermelha para a última sexta, dia 5 de Março.

Ainda, que por este cenário, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, foi aumentado pela gestão da Prefeita Capitã Lucimara o número de leitos de 16 para 26 (62,5% de aumento), sendo que, desde o final de fevereiro, tem intensificado o atendimento de pacientes que aguardam transferências para os hospitais da Região, inclusive com pacientes entubados, enquanto aguardam transferência para os hospitais da região via sistema de regulação do Estado (Cross).

Porém, mesmo nesta situação, todos os valinhenses tiveram e continuam a ter atendimento. O que aumentou consideravelmente na UPA, como já informamos em nota anterior, foi o consumo de oxigênio, que antes era de 20 cilindros por semana, passou para o início de março a 32 por dia e já se encontra em 40 cilindros por dia. (1370% de aumento nos últimos dias).

Neste contexto, o áudio da secretária ressalta esta situação e, com uma dose de emoção, cansaço mas acima de tudo transparência e foco na resolutividade, ela informa o que foi feito nos últimos dias para não deixar a cidade sem atendimento. Aliado a isto, estamos efetivando um novo processo de compra para que o sistema de oxigênio na UPA seja modificado de cilindros móveis para cilindros fixos, como funciona em hospitais.

Neste ponto, é importante esclarecer que no trecho em que a secretária fala sobre empréstimos de cilindros às clínicas veterinárias, ela apenas antecipou, de forma preventiva, uma ação de empréstimo do cilindro vazio para que pudesse ser disponibilizado à empresa que tem contrato com o município, para que pudesse ser carregado e, assim, somar aos demais já existentes, num trabalho de suporte e stand by face o aumento considerável de consumo em razão da Covid que eleva a necessidade de oxigênio nos casos de entubação de pacientes, como comentamos acima.

Esperamos, assim, esclarecer o contexto e reforçar que todos na cidade estão trabalhando, dia e noite, 24 horas sem parar, para enfrentar este momento que todas as cidades do Estado e do país atravessam com seriedade, responsabilidade e trabalho.

E a participação da população, contribuindo com o isolamento social, é fundamental. O aumento de leitos e de fornecimento de oxigênio não terá validade sem a colaboração de cada um de nós.

Prefeitura de Valinhos


..

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários: 1

Marcelo Campos em Segunda, 08 Março 2021 22:18

Carina tem uma trajetória de 30 anos na área de saúde pública; é uma pessoa capacitada, à altura dos desafios de um momento tão difícil. Valinhos está em boas mãos. Ela merece todo apoio.

Carina tem uma trajetória de 30 anos na área de saúde pública; é uma pessoa capacitada, à altura dos desafios de um momento tão difícil. Valinhos está em boas mãos. Ela merece todo apoio.
Visitante
Quinta, 02 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/