Quarta, 26 Janeiro 2022

Rede Municipal de Saúde de Valinhos faz campanha em prevenção ao câncer de próstata

Neste mês de Novembro, em celebração ao Novembro Azul, a Prefeitura de Valinhos deu início nesta segunda-feira (3) a uma campanha na rede municipal de saúde, junto aos pacientes atendidos pelos clínicos gerais, para divulgar a importância dos homens cuidarem da saúde, especialmente em relação ao câncer de próstata que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Nas consultas, os pacientes recebem um folder com informações de alerta sobre a doença, seus sinais e como devem proceder para buscar orientações médicas em uma das 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Para o urologista dr. André Meirelles dos Santos, da rede municipal de Saúde de Valinhos, a campanha do Novembro Azul vem reforçar a necessidade da prevenção desta doença. "Haja vista que segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer, a cada 38 minutos um homem falece em virtude deste diagnóstico. Muitos pacientes me perguntam por que o câncer de próstata algumas vezes, quando descoberto num estágio avançado, tem menor chance de cura. Eu respondo que é em razão de geralmente ser um tumor silencioso, crescendo lentamente sem se manifestar.Desta forma, se esperarmos algum sintoma, provavelmente, iremos descobri-lo tarde demais", alerta.

O especialista destaca que a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza que a partir dos 50 anos de idade todo homem deve fazer a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue e o exame digital da próstata (toque retal), o qual pode ser feito de maneira rápida e indolor.

Outro alerta que o urologista faz é para os homens da raça negra ou com excesso de peso ou parentes próximos com tumores de próstata de comportamento mais agressivo, que devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos. "Lembrando que a ida ao urologista também é uma ótima oportunidade para discutir outros fatores como pressão alta, diabetes, dislipidemias, tabagismo, sedentarismo que também podem ameaçar a saúde masculina. Desta forma, chegou a hora de deixar os tabus e preconceitos de lado e procurar seu urologista, pois a prevenção, certamente, é o melhor remédio, e o câncer de próstata quando diagnosticado em sua fase inicial tem grandes chances de cura", diz o especialista.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 26 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/