Terça, 18 Janeiro 2022

Saúde prorroga vacinação contra gripe para ampliar imunização

A campanha de vacinação contra a gripe foi novamente prorrogada em Valinhos, até dia 31 de agosto, em todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs) do município com o objetivo de atingir a meta de 90% do público-alvo. Balanço atualizado da Secretaria da Saúde de Valinhos aponta que a taxa de vacinação em crianças e gestantes se mantém bem abaixo da meta do Ministério da Saúde.

Das crianças, apenas 71,73% foram imunizadas. Já entre as gestantes, somente 55,22% delas procuraram os postos de vacinação.

A taxa, que segue baixa desde o início da vacinação destes grupos prioritários, em 11 de maio, preocupa as autoridades de Saúde do município. Das 7.029 crianças estimadas, 5.042 estão imunizadas. Das 1.034 gestantes, 571 estão vacinadas este ano. Em 2019, a cobertura desses dois grupos, de crianças e gestantes, chegou a 80% em Valinhos, abaixo da meta de 90%, mas acima dos índices deste ano.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a vacina contra influenza é muito importante para prevenir gripes e reduzir a demanda por serviços de saúde, principalmente neste período de pandemia de coronavírus.

"Estamos oferecendo mais uma oportunidade, nesta última fase de imunização, das mães levarem seus filhos para vacinar, assim como as gestantes que ainda não foram às UBSs receber a dose. É muito importante que as pessoas se vacinem, já que buscamos diminuir a epidemia de covid-19 no município em meio a outras doenças respiratórias que também trazem riscos à saúde", disse a diretora de Saúde Coletiva, Claudia Maria dos Santos.

Embora não tenha eficácia contra o covid-19, a imunização contra a gripe ajuda os profissionais de saúde a excluir a contaminação por influenza no diagnóstico das síndromes gripais e covid-19, já que os sintomas são parecidos.

As puérperas também devem aproveitar a prorrogação da campanha para se imunizar. Foram 130 doses aplicadas, atingindo 76,47%, do total de 170 mulheres dessa população estimada, abaixo da meta de 90%.

No grupo de adultos de 55 a 59 anos, incluído este ano na campanha, 2.422 moradores se vacinaram, o que representa 43,44% da população estimada em 5.575 pessoas. Não há meta de vacinação para esse perfil. Nesta fase também estão inclusos professores e pessoas com deficiências.

Atualização

Os percentuais de imunização contra a gripe apresentados nesta terça-feira (4) pela Secretaria da Saúde apresentaram uma ligeira diminuição em relação ao balanço anteriormente divulgado em razão da correção de dados duplicados na contagem.

Vacina para todos

Devido ao estoque de doses no município e a chegada de novos lotes, a Prefeitura de Valinhos ampliou a vacinação contra a gripe para todos os moradores interessados em receber a vacina, até dia 31 de agosto, das 9h às 15h, em todas as UBSs.

Grupos prioritários

Em Valinhos, o público alvo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde é de 29.978 pessoas, sendo que 27,667 se vacinaram, 92,29%. No caso dos idosos e profissionais de saúde, a vacinação superou a meta, com índices de 123,93% e 125,55%, respectivamente, o que contribuiu para aumentar a média geral, embora o índice de vacinação de gestantes e crianças se mantenha abaixo do esperado.

O número superior a 100% ocorre porque as populações prioritárias são baseadas em estimativas feitas com projeções a partir do mais recente Censo do IBGE, de 2010.

Os grupos prioritários de imunização incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhador de Saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, professores, pessoas com deficiências, caminhoneiros, povos indígenas, moradores de 55 a 59 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, colaboradores do Metrô, CPTM e Correios, funcionários da limpeza urbana e moradores em situação de rua.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 18 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/