Quarta, 19 Janeiro 2022

Tombamento da lagoa da Rigesa para preservar áreas depende de sanção da Prefeita Lucimara

Lagoa sendo drenada na tarde desta terça-feira (23)

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (23) projeto de lei que declara a lagoa da antiga Rigesa como bem de valor histórico-cultural de Valinhos. Na prática, a medida deve preservar essa área, evitando a sua destruição, aterramento e qualquer tipo de obra que venha modificar sua característica. Segundo os vereadores Alécio Cau (PDT) e Henrique Conti (PTB), autores do projeto, a lagoa está inserida no cenário urbano da cidade há mais de 80 anos e, além de valor histórico, possui importância para os animais, flora e para drenagem das águas da chuva.

Em discurso na tribuna, o vereador Conti disse que o projeto foi apresentado diante do risco do esvaziamento da lagoa para construção de obra no local. Ele ressaltou que a lagoa não é artificial, uma vez que tem sido abastecida naturalmente. "Precisamos que aquele local seja um parque linear. A cidade de Valinhos vai ter um parque no centro da cidade. Pode ser um lugar maravilhoso, com lago maravilhoso, um parque para as pessoas passearem, com comércio, lojinhas, bares, restaurante. Ia ser um ponto turístico da cidade. É algo que tem que ser articulado com a prefeitura junto aos empreendedores imobiliários", defendeu.

O vereador Alécio Cau criticou o secamento da lagoa e alertou que Valinhos vive uma crise hídrica. "Sabemos a intenção para aquela área da Rigesa: fazer um empreendimento imobiliário. Para isso, a empresa precisa drenar a lagoa (...) Enquanto milhares de moradores ficam três vezes por semana sem água em casa, nós estamos permitindo que uma lagoa no centro da cidade seja drenada (...) Essa lagoa já faz parte da cultura e da história da nossa cidade", discursou.

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) afirmou que já circulam informações de que há projeto para construção de unidades habitacionais na área. "Parece brincadeira, né? Mesmo diante de tudo que o município tem enfrentado, esse crescimento desordenado, a falta de água, tudo o que nós estamos passando, as coisas parecem que são tratadas com naturalidade. Não há um estudo de impacto disso", criticou.

O Projeto de Lei contém no seu artigo 2º o seguinte: "Para a fiel preservação da lagoa, fica vedada a sua descaracterização, destruição, aterramento e qualquer tipo de obra que venha a modificar suas características..."

A proposta segue agora para a sanção ou não da prefeita Lucimara (PSD).


Conti Cobra atitude da Prefeitura para impedir aterramento

Nesta terça-feira o Jornal Terceira Visão mostrou que os proprietários do terreno estavam fechando com tapume metálico o alambrado em volta da lagoa, para que não fosse possível verificar o que estaria sendo feito no local.

Logo após o JTV recebeu fotos do local sendo drenado novamente. A liminar que barrava a drenagem e consequente aterramento foi derrubada e, alheios à comoção pública a à crise hídrica que a cidade enfrenta, a construtora começou o serviço.

O vereador Henrique Conti (PTB) subiu à Tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira para denunciar o fato e cobrar da Prefeitura, e dos próprios vereadores, ações no sentido de exigir a manutenção da proposta de execução de um parque linear naquela região.

Segundo o vereador, o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura, Eduardo Galasso disse que a proposta de revisão do Plano Diretor contempla a preservação da lagoa e efetivação do parque.

Não há na prefeitura nenhum pedido de registro de obra no local, apenas de demolição. A construtora ainda enfrenta um problema com o seu Stand de vendas que estaria irregular e corre risco de demolição.

#valinhos #JTV #ConectadoComVocê #lagoadarigesa #tombamento #agua

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários: 1

McCarthy Juan em Domingo, 05 Dezembro 2021 04:19

HOJE RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE XMAS QUANTO AOS QUAISQUER $ 520.000,00 DE UMA EMPRESA DE EMPRÉSTIMO DE CONFIANÇA E CONFIANÇA. SE VOCÊ PRECISA DE UM EMPRÉSTIMO AGORA E-MAIL CONTATO drbenjaminfinance@gmail.com

Olá, estou aqui para testemunhar como consegui meu empréstimo da BENJAMIN LOAN FINANCE (drbenjaminfinance@gmail.com) Não sei se você precisa de um empréstimo urgente para pagar contas, começar um negócio ou construir uma casa, eles oferecem todos os tipos de empréstimos. Portanto, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Dr. Benjamin Owen, ele contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor, sem custos / estresse via e-mail: drbenjaminfinance@gmail.com

Considere todos os seus problemas financeiros enfrentados e resolvidos o mais rápido possível. Compartilhe isso para ajudar uma alma agora, OBRIGADO.

HOJE RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE XMAS QUANTO AOS QUAISQUER $ 520.000,00 DE UMA EMPRESA DE EMPRÉSTIMO DE CONFIANÇA E CONFIANÇA. SE VOCÊ PRECISA DE UM EMPRÉSTIMO AGORA E-MAIL CONTATO drbenjaminfinance@gmail.com Olá, estou aqui para testemunhar como consegui meu empréstimo da BENJAMIN LOAN FINANCE (drbenjaminfinance@gmail.com) Não sei se você precisa de um empréstimo urgente para pagar contas, começar um negócio ou construir uma casa, eles oferecem todos os tipos de empréstimos. Portanto, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Dr. Benjamin Owen, ele contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor, sem custos / estresse via e-mail: drbenjaminfinance@gmail.com Considere todos os seus problemas financeiros enfrentados e resolvidos o mais rápido possível. Compartilhe isso para ajudar uma alma agora, OBRIGADO.
Visitante
Quinta, 20 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/