Quarta, 03 Março 2021

VALINHOS RECEBE 1.170 DOSES DA VACINA COVISHIELD

A Secretaria da Saúde de Valinhos recebeu nesta terça-feira (26) uma segunda remessa de imunizantes contra a Covid-19. Desta vez são 1.170 doses da vacina Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute da Índia, em parceria com a AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fiocruz do Rio de Janeiro. As doses foram buscadas por funcionários da Vigilância Epidemiológica de Valinhos na DRS VII (Departamento Regional de Saúde de Campinas), ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

"Recebemos com muita alegria mais esta remessa de vacina contra a Covid e vamos continuar na expectativa de receber novos lotes de imunizantes do Ministério da Saúde. Quanto mais vacinas forem produzidas e mais chegarem a Valinhos, com a aprovação da ANVISA, teremos mais condições de atender outros grupos prioritários, dentro do plano estabelecido na Campanha Nacional de Vacinação", disse a prefeita Capitã Lucimara.

Segundo ainda a prefeita, Valinhos já deu um passo importante vacinando inicialmente os profissionais da linha de frente da área da Saúde, mas é necessário que a população continue se prevenindo. "A esperança da vacina começa a se tornar realidade, mas temos que continuar, com responsabilidade individual, a seguir as recomendações de uso de máscara, distanciamento, lavar as mãos com frequência e/ou uso de álcool gel. Só teremos a Pandemia controlada quando a vacina estiver disponível para todos e, por isso, temos que continuar com prudência e reponsabilidade", reforçou.

Assim como a primeira remessa de 1.520 doses da CoronaVac, recebida no último dia 20, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, as novas doses da AstraZeneca também serão aplicadas em profissionais que atuam na área da Saúde do município, como preconiza o Ministério da Saúde neste primeiro momento da Campanha Nacional de Vacinação.

Ao todo até a o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, na tarde desta terça-feira, das 1.520 doses inicialmente recebidas da CoronaVac, foram aplicadas 1.410 delas. No decorrer do dia as equipes volantes percorreram Unidades Básicas de Saúde para vacinar os trabalhadores que dão atendimento à população e também estão mais expostos aos riscos de contaminação da doença, além da Farmácia Municipal, Centro de Especialidades Odontológicas e aqueles que atendem pelo Programa Melhor em Casa.

Também receberam as doses profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), dos hospitais Santa Casa e Galileo e da Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos (Upinha). Todos estes profissionais integram o grupo prioritário neste momento da imunização, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Pela estimativa de 2020, há no total 2.884 profissionais que atuam no setor da saúde no município e que fazem parte do primeiro grupo prioritário da Campanha.

"Estamos vinculados ao Plano Nacional de Vacinação e serão feitas vacinações tanto quanto forem disponibilizadas vacinas em acordo com o Ministério da Saúde", esclareceu a diretora da Vigilância Epidemiológica, Claudia Santos.

Nesse primeiro ciclo de aplicação de doses, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid- 19 serão contemplados profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos institucionalizados, portadores de deficiência com mais de 18 anos institucionalizados e indígenas aldeados em terras homologadas. A campanha e os grupos contemplados serão escalonados de acordo com a disponibilidade de doses da vacina contra a Covid-19.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 03 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection