Quinta, 22 Abril 2021

Valinhos recebe vacinas para imunizar idosos de 80 a 84 anos neste sábado (27)

O agendamento prévio será obrigatório e poderá ser feito por link a ser liberado no site oficial da Prefeitura ou também por telefone, às 8 horas desta sexta-feira (26)

A Secretaria de Saúde de Valinhos recebeu na tarde desta quinta-feira (25) novo lote de imunizantes contra a Covid-19. São 1.360 doses da Oxford AstraZeneca (Fiocruz) destinadas exclusivamente à aplicação da primeira dose em idosos da faixa etária entre 80 e 84 anos. O agendamento prévio será obrigatório e poderá ser feito por link a ser liberado no site oficial da Prefeitura ou também por telefone, às 8 horas desta sexta-feira (26), lembrando que o atendimento será suspenso assim que a quantidade de doses disponibilizadas for atingida. A vacinação já será neste sábado (27), das 8 às 17 horas no Parque Municipal.


As pessoas desta faixa etária fazem parte do terceiro grupo prioritário de idosos da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 e em Valinhos eles serão vacinados neste próximo sábado (27), das 8 às 17 horas, em sistema drive-thru, para evitar aglomerações, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo - Rua Dom João VI, Jardim Santo Antonio). Também haverá estande de vacinação para aqueles que forem ao local sem condução. "A chegada desta quinta grade de vacina vai permitir ao município cumprir o cronograma de vacinação conforme os planos nacional e estadual de imunização contra a Covid-19. Mas a expectativa é grande para que o abastecimento dos imunizantes seja progressivo por parte do Governo Federal viabilizando a vacinação para todos os grupos prioritários e população em geral, inclusive de lotes específicos para a aplicação das segundas doses", espera a prefeita Capitã Lucimara.


No total com este novo lote de vacinas, chega a 7.790 as doses destinadas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Estado a Valinhos, incluindo 1.520 vacinas para aplicação da segunda dose em profissionais da saúde que atuam na linha de frente em hospitais e unidades básicas, além de idosos e funcionários de instituições de longa permanência (casas de repouso). 


Entre os idosos, até o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica (24/2) foram vacinados desde que a campanha começou em Valinhos, no dia 21 de janeiro, 1.333 deles, sendo os das casas de repouso (251), entre 85 e 89 anos (724) e acima de 90 anos (358).


Como agendar a vacinação

Os idosos, com apoio de seus familiares, podem fazer o agendamento prévio e on-line, além de obrigatório, pelo link https://forms.gle/c5phm74ryp5nQuXT8 que será disponibilizado às 8 horas desta sexta-feira (26) na página principal do site da Prefeitura de Valinhos pelo endereço: www.valinhos.sp.gov.br. Para aqueles que não tiverem condições de realizar o agendamento pela internet, a Secretaria da Saúde disponibilizará dois telefones: 3829-5680 e 3829-5676, ambos da Vigilância Epidemiológica. Em ambos os sistemas de agendamento, o atendimento será suspenso assim que a quantidade de doses disponibilizadas for atingida.
No momento do agendamento será necessário informar os dados do idoso, como o número do CPF, endereço de moradia em Valinhos, data de nascimento, nome da mãe, entre outros. No dia da vacinação, no sábado (27), será necessário levar o documento de identidade, além dos comprovantes de endereço e do agendamento prévio.
A Vigilância Epidemiológica também lembra que os idosos com idades superiores a 85 anos, que não conseguiram comparecer na vacinação contra a Covid-19 ou realizar o agendamento prévio nas oportunidades anteriores, podem acessar o novo link ou agendar pelos telefones indicados, pois há vacinas disponíveis para este grupo prioritário. Já para os idosos acamados será disponibilizado em breve um novo link, quando os mesmos poderão escolher o dia e horário para receber uma equipe volante de vacinação.


2ª dose


A Secretaria da Saúde também informou que aguarda até o final desta semana a chegada de novos lotes de imunizantes contra a Covid-19 para prosseguir com a aplicação das segundas doses em profissionais da saúde e idosos acima de 90 anos que receberam as primeiras doses no início de fevereiro.
Assim, foi estendido o prazo da aplicação da segunda dose em até 28 dias, para quem recebeu a primeira dose a partir do dia 2 de fevereiro, em razão do atraso na entrega de novos lotes pelo Governo Federal. A Vigilância Epidemiológica explica que este tempo continua dentro do recomendável pelo Instituto Butantan, que é o fabricante da CoronaVac, sem prejuízos à soroconversão (o quanto o organismo fica imunocompetente ao SarsCov). Já a vacina da Oxford/AstraZeneca possuí o intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose da vacina, no mínimo.

Veja mais notícias sobre Valinhos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 23 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection