Quinta, 26 Novembro 2020

Procon Vinhedo alerta consumidores sobre 'golpe do motoboy'

Diante do grande número de denúncias recebidas durante o mês de setembro, a Prefeitura de Vinhedo, por meio do Procon de Vinhedo, alerta os consumidores a respeito do 'golpe do motoboy' que vem sendo aplicado.

Nesta nova modalidade, o consumidor recebe uma ligação do golpista, que se apresenta como suposto funcionário de uma instituição financeira. Ele confirma os dados pessoais com a vítima, alegando que houve uma compra de grande vulto em seu cartão de crédito e perguntando se o consumidor a reconhece.

Quando a vítima responde que não reconhece a compra, o golpista, imediatamente, diz que o cartão foi clonado, sendo necessário que o consumidor entre em contato com o banco, através do número impresso no verso do cartão.

Quando o consumidor liga naquele número do cartão, seu telefone já foi grampeado. O consumidor acredita estar falando com a atendente do seu banco, mas, na verdade, do outro lado da linha está o golpista.

Neste momento, o estelionatário coleta dados do consumidor, dizendo que dará início ao processo de cancelamento do cartão. Solicita, então, que o consumidor informe a senha e avisa que o banco mandará um motoboy ao seu endereço para recolher o cartão clonado.

Após a visita do motoboy, e com o cartão e senha em mãos, os estelionatários fazem compras, empréstimos e saques, causando um prejuízo enorme ao consumidor.

A orientação é que, caso o consumidor desconfie de alguma ligação, desligue o telefone e vá até sua agência bancária, ou entre em contato com a central de atendimento do seu banco, através de outro telefone, e não pelo telefone no qual recebeu o telefonema.

O Procon de Vinhedo lembra a todos que não é prática das instituições financeiras o recolhimento de cartões bancários, mesmo os já inutilizados.

Caso precise jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio. Nunca o entregue o cartão e senha a terceiros. Sua senha é pessoal e intransferível.

Fonte: PMV 

Veja mais notícias sobre Vinhedo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection