Quinta, 22 Abril 2021

Sanebavi inicia troca de hidrômetros para reduzir perda de água tratada na rede

Serão trocados aproximadamente 1 mil hidrômetros _ Foto Divulgação Prefeitura de Vinhedo

A Prefeitura de Vinhedo está iniciando um amplo projeto de redução de perda de água tratada, o que vai contribuir para melhorar a qualidade do abastecimento em toda a cidade. A Sanebavi está iniciando até o fim do mês a troca de aproximadamente 1 mil hidrômetros e outros 4 mil serão substituídos ao longo dos próximos meses.

"Já fizemos a aquisição dos primeiros mil hidrômetros para essa primeira fase e os próximos serão adquiridos para que possamos modernizar a medição de consumo em toda a cidade", explicou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Segundo Spina, o sistema de medição de abastecimento em Vinhedo é antigo, não recebeu manutenção adequada em anos passados e precisa ser renovado para reduzir a perda de água tratada.

"O planejamento hídrico, a segurança hídrica são requisitos fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida. Não há desenvolvimento sem sustentabilidade. Nossa proposta é preparar hoje a Vinhedo do futuro com boas práticas de gestão, protegendo nosso maior patrimônio, que são os recursos naturais", afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Spina explicou que todo o sistema de controle e medição de consumo de água tem falhas. "Por isso chegamos a registrar pouco mais de 30% de perda de água tratada na cidade, quando o tolerável é 25%. Estamos modernizando o sistema para reduzirmos esse número, ampliando a oferta de água tratada e reduzindo prejuízos com o desperdício", disse.

Também no projeto de redução de perda, a Sanebavi vai substituir os cerca de 20 macromedidores distribuídos em diferentes regiões da cidade. Esses equipamentos têm a função de verificar se o consumo de água daquela região está dentro do padrão para identificar vazamentos, ligações clandestinas e desperdício.

"Hoje metade desses macromedidores está sem funcionar e a outra metade funciona mal. A substituição também é importante para redução de perda de água tratada", explicou o superintendente da Sanebavi.

O projeto inclui ainda a revisão das cerca de 40 válvulas de medição de pressão da rede de distribuição de água. Essas válvulas controlam a pressão da água para evitar rompimentos de canos e vazamento. "Vamos verificar a situação de cada uma delas e fazer a substituição quando necessário", comentou Spina.

A perda de água tratada hoje em Vinhedo é de 30% em média em todo o sistema, o que inclui equipamentos de medição obsoletos e ligações clandestinas. Desse total, 10% se refere a perdas físicas, que ocorrem quando há vazamentos. O objetivo da Sanebavi é reduzir as perdas físicas a 5% e também diminuir as perdas que ocorrem em todo o sistema. 

Veja mais notícias sobre Vinhedo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 23 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://jtv.com.br/

No Internet Connection