News

11 MULHERES JÁ ESTÃO SENDO CUIDADAS PELA GUARDIÃ MARIA DA PENHA DA GCM, EM VALINHOS

Objetivo do projeto é verificar a segurança das mulheres através de visitas domiciliares, e também encaminhá-las para atendimento em serviços especializados

A equipe Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Valinhos com um mês de atividades, já está atendendo 11 mulheres que possuem medidas protetivas estabelecidas pela Justiça e efetuadas pela Delegacia de Defesa da Mulher da Polícia Civil da cidade.

Três casos foram solucionados e encerrados, em razão do agressor não estar mais em contato com a vítima. O objetivo do projeto é verificar a situação de segurança das mulheres por meio de visitas domiciliares e também encaminhá-las, quando necessário, para atendimento aos serviços especializados.

Este projeto é uma política pública implantada pela prefeita Lucimara Godoy para auxiliar e proteger a mulher. Segundo a prefeita, “É notório e público que diariamente os casos de mulheres que denunciam a violência e por não haver acompanhamento são alvo da revolta de seus agressores e infelizmente assassinadas sem direito à defesa ou proteção física. Portanto, é nosso papel proteger e acolher as vítimas, impedindo novas crueldades contra elas”.

A subinspetora da Guarda Civil Municipal, Rose Santos, coordenadora da Guardiã Maria da Penha, informou que ela e a GCM Soraia, que faz parte da equipe, realizam visitas às vítimas diariamente, e também mantendo contato com elas para saber se são importunadas pelos agressores.

Um caso prático, exemplo da eficiência do projeto Guardiã Maria da Penha segundo a subinspetora da Guarda Civil Municipal, foi quando a equipe acompanhou uma mulher na residência para que ela retirasse seus pertences do imóvel. “A nossa presença garantiu que ela pudesse reaver suas roupas e demais objetos de forma respeitosa, sem ser ameaçada pelo agressor”, lembrou.

Este novo projeto está trazendo resultados para a cidade, a simples presença da viatura nas ruas está chamando atenção dos moradores, segundo a subinspetora Rose, uma mulher chegou até ela pedindo informações e mais detalhes sobre como funciona o trabalho.

As aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal às quartas-feiras, na base da corporação, também está trazendo frutos.

O Projeto de Lei que institui o convênio com o Ministério Público do Estado de São Paulo e está em tramitação na Câmara Municipal e quando for aprovado permitirá ações diretamente articuladas com o órgão judiciário para aprimoramento da proteção à mulher vítima de violência. “Estamos trabalhando para avançar e aprimorar em todas as frentes possíveis para proporcionar o empoderamento feminino, para que as mulheres percam o medo e vejam o Poder Público como um aliado e protetor da sua integridade e cidadania”, enfatizou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Leia anterior

PARADA DE ABASTECIMENTO DO DAEV ACONTECE EM 19 PONTOS DE VALINHOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Leia a seguir

PRÉ-CADASTRO HABITACIONAL DO MUNICÍPIO DE VALINHOS SEGUE ABERTO PARA MORADORES