Valinhos promove 15ª Conferência de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

Evento reúne sociedade civil e poder público para debater avanços e desafios da proteção social no município

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Valinhos, deu início nesta quinta-feira (12) à 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro, com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS: construção, proteção social e resistência”, prossegue até esta sexta-feira (13), na Faculdade Anhanguera – unidade Valinhos.

A solenidade de abertura reuniu autoridades locais, representantes de conselhos, entidades, usuários do sistema e profissionais da área. Entre os presentes estavam a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão; os vereadores Marcelo Yoshida e Wagner Alves; e a presidente do CMAS, Valquiria Sperancin Mancebo.

Durante a cerimônia, foram apresentados os cinco eixos temáticos que norteiam os debates da conferência. O evento também contou com uma palestra da assistente social Thérèse Abdel Messih, mestre em Serviço Social, com quatro décadas de atuação na área.

Participação democrática e construção coletiva

A conferência cumpre uma função central na gestão democrática da política de assistência social, sendo espaço de escuta ativa e deliberação entre representantes do governo e da sociedade civil.

“Queremos ouvir a opinião dos usuários do sistema e suas críticas para construir um novo modelo de atendimento. Essa conferência vem ao encontro do trabalho que o prefeito Franklin nos orientou: pensar nas pessoas em situação de vulnerabilidade de forma integral e humanizada”, afirmou a secretária Célia Leão.

Eixos em debate

Nesta sexta-feira (13), os participantes discutem os seguintes eixos temáticos:

  1. Universalização do SUAS: acesso com equidade e respeito à diversidade;
  2. Inovação e valorização profissional no SUAS;
  3. Integração de benefícios e serviços com foco na segurança de renda e inclusão social;
  4. Gestão democrática e comunicação transparente;
  5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.

A programação inclui ainda a eleição dos delegados que representarão Valinhos na próxima Conferência Estadual de Assistência Social, em data a ser divulgada.

Leia anterior

DAEV realiza reparo emergencial em adutora no Monte Verde nesta sexta (13)

Leia a seguir

DAEV reduz em 69% número de reparos pendentes em vias públicas de Valinhos