As cidades das regiões Norte e Nordeste concentram 75% das antenas instaladas
Nesta quarta-feira (28), foi divulgado pelo Ministério das Comunicações, que 17 mil pontos de internet foram entregues no país através do programa que oferece conexão à internet em banda larga gratuitamente. Mais de 11 milhões de brasileiros foram beneficiados em cerca de 3,1 mil cidades.
Foram 13,3 mil pontos instalados em localidades rurais (78% do total), como forma de garantir o acesso à internet onde é um desafio ainda maior. O programa instala as antenas e roteadores em locais selecionados, como escolas, assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, além de telecentros comunitário, entre outros.
Somente, em Alagoas e Maranhão dispõem de mais de 2,8 mil antenas. Os locais com acessos instalados recebem uma conexão com velocidades que alcançam 10, 15 ou 20 megabites por segundo (Mbps).
Isso é uma forma de que os moradores se conectem com mais pessoas, naveguem por uma rede sem limites, explorando as ferramentas digitais disponíveis na palma de suas mãos, para um ganho de conhecimento. O mais importante é a ferramenta para as escolas que não tinham internet, a partir de abril, já contam com um contrato que prevê a conexão de 12 mil unidades.
Atualmente, no Nordeste, 6.803 escolas têm acesso à internet garantido.
O estado do Nordeste com maior número de escolas conectadas é a Bahia, até este momento, são 1.877 unidades da rede pública de ensino com internet. Para os baianos, ao todo, foram 2.244 pontos até agora, 80% em localidades rurais.