News

Aumento do interesse dos jovens no mundo das finanças cresce nos últimos anos

De acordo com uma pesquisa realizada pela AMBIMA no ano passado, a Geração Z é a que mais busca por  canais digitais para aprender sobre investimentos. Dado esse que comprova o aumento do interesse dos jovens no mundo financeiro e em como administrar melhor o seu dinheiro. 

Com os influenciadores de finanças, o tema se tornou presente nas redes sociais, chamando a atenção de pessoas mais jovens, que até anos atrás não se interessavam tanto pelo assunto.  De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instagram em parceria com a WGSN, um a cada quatro adolescentes que usam as redes sociais, pretendem aumentar habilidades em finanças no ano de 2023. 

Os dados da   do Índice FinanZero de Empréstimo (IFE) apontam que os solicitantes de 18 a 24 anos pedem empréstimo principalmente para dívidas, com 27,53% dos pedidos, seguidos de investimento, 14,3% e negócio próprio com 13,73%. Ainda sobre o tema, o SPC Brasil divulgou que de cada 10 jovens, de 18 a 24 anos, 2 estão endividados. 

AFinanZero também apontou que os prinicipais motivos para os pedidos de empréstimo dos jovens de 18 a 24 anos são para quitar dívidas, investir no próprio negócio ou reformar a casa. Jovens que já possuem a própria renda ou gostariam de conquistá-la estão buscando por empréstimo.

O motivo negócio próprio das solicitações de empréstimo pode ser atrelado ao desejo de empreender dos jovens. Os resultados do levantamento, realizado pelo NUBE no final de 2022 demonstra que 14,57% dos respondentes, ou 2.548, querem ser seu próprio patrão e idealizam não trabalhar para ninguém.

Entendendo a geração Z

Essa geração é a maior do planeta, cerca de 2,5 bilhões de pessoas que possuem um poder de compra de aproximadamente US $150 bilhões, que aumentará cerca de 70% até 2027 de acordo com pesquisa feita pela PYMNTS. Os jovens valorizam a experiência de compra ante o consumo desenfreado e por isso a conexão com a marca se torna extremamente relevante para esse público. 

“Para nós, estar presente nas redes sociais vai além da criação de conteúdos. O nosso posicionamento como marca visa alcançar um público que precisa dos nossos serviços, em um momento tão desafiador economicamente é importante falar sobre educação financeira. Por isso, nos fazemos presente para  alcançar as pessoas que mais precisam de ajuda nesse momento.“, comenta Anna Seifert, CMO da FinanZero. 

A CMO do buscador de empréstimo online afirma que a educação financeira é a chave para ter o controle do dinheiro e para a tomada de decisões que podem levar a pessoa a conquistar um grande sonho. Usar o dinheiro da melhor maneira para cada perfil pode ser um desafio, mas os conteúdos produzidos por grandes empresas e influenciadores são uma ótima maneira de ficar por dentro do assunto.

Sobre a FinanZero

Fundada em 2016 visando facilitar a busca por empréstimo online, a FinanZero é um correspondente bancário online. A partir do perfil do cliente, a fintech busca por empréstimos com instituições financeiras parceiras e envia propostas pré-aprovadas para ajudar na comparação de melhores condições de crédito.

Leia anterior

Com juros em alta, recuperações judiciais disparam no país

Leia a seguir

Plataforma Inovation Academy oferta conteúdo em tecnologia