A caminhada conta com a presença de diversos membros da associação responsável
No dia 18 de novembro, a Associação Cultural Marcha Zumbi dos Palmares e Dandara de Valinhos realizará a segunda caminhada em celebração ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, o evento tem como tema “Marcha Zumbi dos Palmares e Dandara de Valinhos – Pela Promoção da Educação Antirracista,” devido aos 20 anos da Lei 10.639/03, destacando a importância de sua aplicação e fiscalização na cidade de Valinhos.
A caminhada contará com a participação de membros da Associação Cultural Marcha Zumbi dos Palmares e Dandara de Valinhos, da Comissão de Igualdade Racial da OAB Valinhos, do Movimento Negro de Vinhedo, do Baque Mulher Vinhedo-Valinhos, do Bloquete Vinhedo, bem como outros grupos comprometidos com a causa. A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas, independentemente de sua raça ou etnia.
A Associação enfatiza a importância da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Esta lei busca resgatar a verdadeira história e as contribuições do povo negro brasileiro nas áreas social, econômica e política. O evento tem como objetivo conscientizar a população de Valinhos sobre a importância da luta antirracista e da promoção da Educação Antirracista, a qual ainda não está integrada à estrutura pedagógica do Executivo Municipal.
O evento terá início às 09h00 na Praça Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Bom Retiro, em Valinhos, com a saída programada para as 09h30 em direção à Prefeitura Municipal de Valinhos. O itinerário da Marcha está disponível no Instagram da Associação: @movimento.antirracista. Para obter mais informações sobre o evento, entre em contato com Josué Roupinha pelo telefone (19) 99191-2000.