O desejo humano de controle nos 40 anos de Everybody Wants To Rule The World

🎵 Synth pop do Tears for Fears foi ao topo das paradas em 1985 e se tornou um clássico muito tocado até hoje

Por Bruno Marques

Está completando 40 anos de um clássico da banda inglesa de pop rock Tears for Fears. Everybody Wants To Rule The World, escrita por Roland Orzabal, Ian Stanley e Chris Hughes, foi lançada em 18 de março de 1985.
A faixa é o terceiro single do segundo álbum da banda, Songs from the Big Chair (1985). Ela foi gravada no ano anterior e se tornou uma das mais notáveis obras de new wave/synth pop da história.

🎵 Trecho

“É o meu próprio projeto. É o meu próprio remorso
Ajude-me a decidir. Ajude-me a aproveitar o máximo
Da liberdade e do prazer. Nada dura para sempre
Todo mundo quer governar o mundo”

🎵 Letra

A letra é uma reflexão sobre o desejo humano de poder e controle, tema que é atemporal. Ela fala de ambição, responsabilidade e as consequências do poder.
Também é abordada a dualidade entre liberdade e prazer, e a efemeridade dessas experiências. A letra ainda enfatiza que, apesar de todos quererem governar, poucos têm a visão clara ou a determinação necessária para fazê-lo de maneira eficaz.

🎵 Sucesso mundial

Everybody Wants To Rule The World chegou ao topo das paradas do Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos, ficando também no Top 3 da Holanda, Irlanda, Austrália e Bélgica.
Quanto às vendagens, recebeu 5 discos de platina na Austrália e Nova Zelândia. A mesma certificação foi obtida também no Reino Unido (quatro), Itália, Dinamarca, e no Brasil, onde vendeu 60 mil cópias.

🎵 Covers

Há a comparação da batida de Everybody Wants To Rule The World com a de The Way You Make Me Feel, de Michael Jackson, lançada dois anos depois.
Em 2013, a cantora neozelandesa Lorde regravou a canção para a trilha sonora do filme The Hunger Games: Catching Fire. O Weezer também apresentou a canção juntamente com os compositores, em 2019.

Leia anterior

O emaranhado da fiação e a falta de conexão

Leia a seguir

Semana será de sol, céu limpo e clima ameno em Valinhos