Parceria com o governo estadual já tem a licitação para iniciar às obras e a empresa já está definida
O prefeito de vinhedo, Dário Pacheco, anunciou a construção de 54 novos apartamentos de moradia popular, na Vila Junqueira. A parceria com o governo estadual já tem licitação para o início das obras, e a empresa já foi definida.
O anúncio foi realizado nesta terça-feira 23, através de sua live semanal, junto com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon.
“Todos os projetos para essa construção de moradia popular já foram aprovados, de saneamento, energia elétrica, impactos ambientais”, disse dr. Dario. A solicitação para o projeto foi feita ano passado.
“Estamos cobrando moradias populares do governo estadual e do governo federal para atender a população que precisa, que são os trabalhadores com renda menor. A autorização para a construção do Vinhedo G é uma importante conquista, mas vamos continuar cobrando novos projetos habitacionais e desenvolvendo programas municipais de acordo com a realidade da nossa população”, afirmou o prefeito.
Está sendo feito um amplo diagnóstico social para verificar as demandas sobre moradia na cidade, o levantamento identificou 50 famílias no município que estão vivendo em áreas de risco e de vulnerabilidade.
Pontos de atenção
A análise ainda encontrou quatro questões habitacionais que precisam ser atendidas. A primeira delas é as habitações precárias dos moradores. Outras observações como, a habitação de várias famílias morando na mesma casa, o adensamento excessivo, quando mais de três pessoas estão usando o mesmo dormitório. E o ônus excessivo, quando o aluguel consome mais que 30% da renda familiar.
Segundo Cristina, os planos habitacionais do governo estadual e federal têm critérios próprios, que nem sempre contemplam as especificidades da população, como os sorteios, mas que o município vai atuar para ajudar a melhor definir esses critérios.
Novo cadastro
No final deste ano será feito um novo cadastro de habitação para atualizar as informações, o último em Vinhedo foi em 2012.
O novo procedimento será mais detalhado e adequado à realidade da população da cidade, para que os programas de habitação possam contemplar quem precisa de moradia.
“Nossa política habitacional precisa estar estruturada, com critérios claros e justos. Vamos visitar essas famílias e conhecer melhor a realidade delas para que possamos atender os moradores que realmente precisam”, afirmou Cristina. Ela acrescentou que Vinhedo tem hoje 19 famílias atendidas com aluguel social e 28 em lista de espera.