Caravanas de todo Brasil foram acolhidas numa grande estrutura preparada na sede da Associação do Senhor Jesus
Neste último domingo, 11, aconteceu a 9ª Edição do Encontro das Mãos Ensanguentadas que reuniu cinco mil devotos de todo o Brasil na Associação do Senhor Jesus, em Valinhos.
“Louvo e agradeço a Deus porque muitas pessoas foram abençoadas profundamente neste 9º Encontro das Mãos Ensanguentadas de Jesus. E não apenas os presentes na Associação do Senhor Jesus, mas também todos aqueles que acompanharam o encontro de suas casas pela Rede Século 21” afirmou o Fundador da Associação do Senhor Jesus, padre Eduardo Dougherty.
O evento começou às 6h com a Oração do Santo Rosário, conduzido pela Irmã Luiza Tecilla, a cantora Maria do Rosário, os religiosos do Instituto Hesed Emanuel Maria e Gabriel Maria, e uma multidão reunida na construção da Igreja MEJ diante de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Pregações, momentos de oração, Adoração ao Santíssimo Sacramento e interação com o público aconteceram durante todo o dia.
Uma estrutura diferenciada foi preparada para acolher os peregrinos, com espaços para experiências de oração e tendas com cadeiras, mesas e telões para o público participar de todo o evento.
Sobre a estrutura, a coordenadora geral do evento, Jessica Ramos, afirma que: “preparamos neste ano uma estrutura para receber mais de 5 mil pessoas. Aumentamos o número de sanitários masculinos e femininos, montamos bancas de alimentação extra com o objetivo de proporcionar conforto e agilidade nos atendimentos dos presentes. Como resultado, durante todo o evento não tivemos acúmulo de filas e com isso os participantes conseguiram realizar as compras, se alimentar e voltar rapidamente para vivenciar as pregações, orações e testemunhos que aconteceram no evento.”
Para Jessica, “hoje a Associação do Senhor Jesus é referência na cidade de Valinhos e no Brasil como um espaço capaz de receber milhares de pessoas para grandes eventos.”
Duas décadas de devoção
No ano em que a Devoção das Mãos Ensanguentadas de Jesus celebra 20 anos, não faltaram testemunhos e relatos de curas e milagres alcançados nessas duas décadas de propagação da espiritualidade das Mãos Ensanguentadas de Jesus.
Um desses testemunhos foi do padre Rodrigo Rodrigues, apresentador da Rede Século 21. Ele emocionou os presentes no Encontro MEJ ao relatar como superou o pior momento de sua vida, uma depressão, graças a devoção às Mãos Ensanguentadas de Jesus.
Durante todo o evento, dezenas de pessoas procuraram as equipes da Rede Século 21 para gravarem seus testemunhos.
Lançamento exclusivo
No período da manhã, aconteceu o lançamento da Novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus para o público infantil e divulgação da Novena MEJ em cinco idiomas.
“Lançamos a Novena MEJ infantil como conteúdo lúdico que atrairá a atenção dos pequenos. Queremos lançar a semente de evangelização no coração das crianças, por isso, a novena infantil tem como objetivo cultivar a fé no coração dos pequenos e sabemos que o que plantamos no coração deles é eterno”, afirma a responsável pela elaboração da Novena MEJ Infantil e coordenadora do Departamento de Sócios da ASJ, Fernanda Massocatto.
Pessoas de todo o mundo podem rezar individualmente ou formar grupos para meditar a Novena MEJ, pois essa oração se encontra traduzida em cinco idiomas: japonês, espanhol, inglês, holandês e italiano.
Durante o Encontro, pessoas de todos esses países com a Novena traduzida deram seus testemunhos em vídeos e o público assistiu emocionado aos depoimentos.
Como foi o caso da devota Henelris Marotti, brasileira que reside em Greenville, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e apresentou a devoção MEJ para os amigos americanos. No fim do vídeo ela e as duas filhas rezaram em inglês a jaculatória “Mãos Ensanguentadas de Jesus. Mãos feridas lá na cruz. Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!”
Peregrinação com a “Cruz de Cristo”
Como forma de aprofundar ainda mais a espiritualidade da devoção das Mãos Ensanguentadas de Jesus, foi realizada a Peregrinação MEJ com a “Cruz de Cristo”. Uma réplica da cruz de Jesus, com mais de 2 metros, em que as pessoas a carregaram durante a peregrinação dos 9 dias da Novena.
“No caminho de Peregrinação da Novena MEJ, as pessoas tiveram a oportunidade de carregar a cruz guiados pela leitura bíblica, oração e reflexão com o toque poderoso das Mãos Ensanguentadas de Jesus. Cada peregrino se sentiu livre para viver esse momento de forma única, alguns fizeram a peregrinação de joelho e outros choraram no percurso. Essa peregrinação foi de fato uma graça para aqueles que a fizeram e para mim que guiei os devotos”, conta o colaborador da Associação do Senhor Jesus, Eduardo Fraguas, que acompanhou alguns grupos de peregrinação durante o dia.
Estrutura do evento
A estrutura montada para receber os peregrinos neste ano contou com várias tendas para alimentação, oração, espaço para confissão, aconselhamento e descanso.
Lojas de artigos religiosos e a participação de vários comerciantes da região, que trouxeram seus produtos para ser comercializados, foram mais uma opção de alimentação para o público e de promoção da cultura valinhense. O Shopping Católico, loja oficial da Associação do Senhor Jesus, esteve presente em quatro espaços do evento com produtos religiosos e em especial os artigos devocionais MEJ.
Neste ano, muitas empresas colaboraram com o evento. Os patrocinadores foram: Ágape Moda Católica, Banco Sicredi, Editora Ave-Maria, Masala Construtora, Gráfica Log&Print, Multiplicca Impressões Corporativas, Gestão em segurança Lux Mundi e Adtsys. Como apoio, as empresas CCS Artes Gráficas, Bolo da Madre, Bolo da Vó, Indústria Gráfica Brasileira Ltda, Restaurante Sabor do Sul e Selmi também fizeram a diferença.
“Conseguimos grandes patrocinadores que apoiaram este importante evento da Igreja Católica realizado pela Associação do Senhor Jesus. Foi um dia cheio de bênçãos e comercialmente fizemos muitos negócios e fortalecemos o Network, e que certamente se perpetuará por muitos anos entre a ASJ e nossos antigos e novos parceiros”, aponta o Consultor e Assessor Comercial do Shopping Católico e Rede Século 21, Carlos Carvalho.
Santa Missa na construção da Igreja MEJ
A Santa Missa que encerrou o 9º Encontro das Mãos Ensanguentadas de Jesus foi realizada na Igreja MEJ, ainda em construção. A celebração foi presidida pelo Fundador da Associação do Senhor Jesus, padre Eduardo Dougherty,SJ e concelebrada pelos padres colaboradores da Rede Século 21.
Mais de 5 mil pessoas participaram da missa, deixando o espaço da construção da Igreja MEJ lotado, assim como o auditório, praça de alimentação e espaço externo com telões nas tendas montadas para o público.
No fim da celebração foi divulgada a data para o evento do ano que vem, que será realizado no dia 10 de setembro.
“Meu coração está imensamente feliz e grato com a realização do 9º Encontro das Mãos Ensanguentadas de Jesus. Receber mais de 5 mil devotos e presenciar a emoção deles em celebrar 20 anos da devoção MEJ me faz desejar trabalhar ainda mais para Deus e para esta obra que é a Associação do Senhor Jesus”, celebra padre Eduardo Dougherty.