Instalação dos novos computadores serão feitas nas Unidades Básicas de Saúde e centros de especialidades
Continuando com os investimentos na área de Tecnologia e Inovação, Valinhos começou a instalação dos 360 computadores e 23 notebooks destinada para a Secretaria da Saúde, ao todo são 1.980 máquinas adquiridas para as secretarias municipais, com um investimento de R$ 10 milhões.
O objetivo é implantar um prontuário eletrônico com informações de todos os pacientes atendidos em todas as unidades de saúde da cidade, já que o sistema não era utilizado corretamente, inclusive com ausência de capacitação dos servidores.
Nesta quarta-feira (13), os equipamentos serão instalados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Upinha (Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico). Dando sequência ao plano de investimentos na tecnologia, do Programa Valinhos Mais Conectada e Paciente em Primeiro Lugar.
O prontuário eletrônico, de forma plena, vai permitir acesso virtual às informações do paciente para um melhor acompanhamento médico. Com esta ferramenta, todos os dados registrados em sistema sobre o atendimento do paciente poderão ser acessados pelos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, proporcionando um tratamento mais seguro e ágil. Informações como histórico de consultas e exames estarão disponíveis para consulta do profissional na hora do atendimento.
Após a instalação dos computadores e notebooks na UPA e Upinha, será a vez das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e demais unidades de atendimento aos munícipes receberem os equipamentos, para darem inicio ao processo de implantação do prontuário eletrônico.
A Secretaria da Saúde já está aplicando treinamento aos profissionais que utilizarão o sistema, para que o atendimento flua sem intercorrências assim que começar.
Investimento
A Prefeitura investiu mais de R$ 10 milhões em equipamentos digitais, que trouxe para as secretarias municipais 1247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes (também chamados de smart projetor, com wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção).
Em 2021, a Prefeitura realizou a 1ª fase do programa Valinhos Mais Conectada, com a implantação de fibra ótica e internet de alta velocidade em 100% dos prédios públicos em funcionamento, com ênfase em todas as Unidades de Saúde e todas as Escolas Municipais. Agora, com os computadores e notebooks, junto a uma internet de qualidade, será possível colocar em prática todo o planejamento feito para melhorias na prestação do serviço público.