Departamento foi constituído pela administração da prefeitura e terá uma verba de R$ 465 mil
Pela primeira vez na história de Vinhedo, o setor do Bem-Estar Animal terá recursos próprios no Orçamento Municipal de 2023. O departamento foi constituído pela prefeitura da cidade com uma verba de R$ 465 mil no próximo ano. Valor será utilizado para despesas, materiais, convênios e contratos, envolvendo animais domésticos.
A verba destinada teve o apoio dos vereadores, Pastor Leo Fernandes e Inês da Saúde, na reunião da Prefeitura com os integrantes do departamento e o prefeito dr. Dario.
Ainda este ano, será inaugurada a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bem-Estar Animal de Vinhedo, instalada na Rua do Café, na Capela. O local terá sala cirúrgica, sala de atendimento, sala de internação durante o dia para cães e gatos, espaços para castrações, microchipagem, cadastro do Cidadão Pet, denúncias de maus-tratos, para tirar dúvidas sobre cuidados dos animais e de conscientização da população sobre posse responsável.
A nova UBS terá ainda um local provisório para abrigar animais silvestres resgatados pelo Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (Gapa) da Guarda Civil Municipal de Vinhedo (GCM), até que eles possam ser transportados para a Associação Mata Ciliar, onde são reintegrados à natureza para serem posteriormente soltos.