Três pessoas já foram detidas e encaminhadas para a Polícia Civil
Com um mês de funcionamento, o sistema inteligente de monitoramento já emitiu 220 alertas para averiguação de veículos. A maioria é para proprietários de veículos com mandado de prisão em aberto. Três pessoas já foram detidas com o sistema.
Os demais tiveram os alertas emitidos normalmente, mas quando foram abordados não eram as pessoas procuradas pela Justiça.
O inspetor GCM Robson Cleber, responsável pelo sistema de inteligência da corporação, relatou que na averiguação das equipes de patrulhamento os carros foram comercializados e ainda não tinham sido transferidos para o novo dono.
“Temos alguns veículos nesta situação que passam diversas vezes pelas câmeras, mas mesmo assim estamos em alerta, pois o condutor pode estar escondendo alguma situação”, explicou.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, foi necessário um empreendimento de trabalho físico, ou seja, muito mais patrulhamento e realização de bloqueios, antes que o sistema fosse implantado.
Por sua vez, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, acrescentou que é importante que a população participe desse novo momento da segurança, ficando atenta às movimentações estranhas nos bairros, no trabalho ou no comércio. “Qualquer movimento estranho, é importante denunciar para o 153, que imediatamente averiguaremos a placa do veículo, e se necessário fazemos uma abordagem carro suspeito”, disse.