Daniel Romanetto receberá o Diploma Noel Rosa em Campinas

A conquista do músico Daniel é de todos nós valinhenses, pois nossa cidade sempre produziu grandes talentos musicais

A Câmara Municipal de Campinas entrega no dia 1º de dezembro, na véspera do Dia Nacional do Samba, o Diploma Noel Rosa, homenagem criada pelo vereador Luiz Carlos Rossini para ser concedida a sambistas, a grupos de samba ou a agremiações que tenham se destacado na divulgação, promoção,

difusão e fortalecimento do samba na cidade.

O valinhense Daniel Marcelo Costa Romanetto será um dos homenageados

neste ano, pelo vereador Luiz Rossini. Ele é instrumentista, compositor e professor, integrante do grupo “Choro Bandido”, que se apresenta com frequência em Campinas e região. Um músico de grande talento e criatividade.

Filho de Lino Romanetto, o popular 29 e da falecida Dona Maria Ester, Daniel foi apresentado ao carnaval aos quatro anos de idade. Autoditada, ele cursou dois anos no conservatório musical de Tatuí e hoje leciona cavaquinho particular.

Apaixonado pela música, Daniel tocou e conviveu com os vários chorões e sambistas mais antigos da região e pelo seu talento e conhecimento musical já ministrou oficinas de samba e choro e uma de cavaquinho para alunos da Unicamp. Estudioso e compositor de ambos os gêneros, venceu inúmeros sambas enredos que concorreu. Ao longo da sua carreira já acompanhou nomes do choro e do samba, como: Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Noite Ilustrada, Zé da Velha & Silvério Pontes, Tia Surica da Portela, Toco Preto, Jurandir da Mangueira, Nelson Sargento, Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, Dona Inah, Walter Alfaiate, Décio Carvalho, Ana Costa, Zé Renato (Boca Livre), entre outros.

Dentre suas especialidades está a composição de jingles. São inúmeras as participações em gravações de jingles e CDs de artistas da cidade e região, como Bons Tempos, Serenata Brasileira, QVC, Orquestra de Cordas de Barão Geraldo, escolas de samba de Valinhos e região, entre outros. Em 2004 fez o jingle de carnaval da “Kaiser”, com o título “Vem, vem, vem Kaiser vem”, que vinculou nas rádios e no sambódromo de SP. Outro jingle de carnaval que ficou marcado foi o da “Brahma”, “A Paixão do brahmeiro, é carnaval…”, que ganhou projeção nacional.

A solenidade de entrega da homenagem está marcada para às 19h, no Plenário Provisório da Câmara Municipal, no teatro Bento Quirino, situado na Rua Luzitana, 1505/1555 – Centro – Campinas (SP). Além de Rossini, os vereadores Permírio Monteiro (PV), Gustavo Petta (PCdoB) e Jorge Schneider (PTB) foram os autores dos projetos que concederam o Diploma Noel Rosa aos sambistas.

Leia anterior

Telão no Largo do Rosário em Campinas está instalado para a primeira partida

Leia a seguir

Consultas podem ser agendadas todos os dias do mês nas UBS’s em Valinhos