Levantamento para encontrar criadouros do Aedes aegypti está sendo feito em Valinhos

Mais de 1.200 residências já receberam os agentes de combate e prevenção

Há pelo menos 10 dias foi iniciado, pela Prefeitura de Valinhos, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa. Foram visitadas 1.200 residências definidas em sorteio. De acordo com os dados, 1.787 recipientes foram encontrados, destes, 371 estavam com água parada e 35 larvas foram encontradas.

O objetivo das visitas realizadas por agentes é prevenir o aumento dos casos da de dengue, chikungunya e zika na cidade com o período climático favorável para a proliferação do mosquito.

No boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, dia 26, foram notificados 65 casos, mas somente três testaram positivo para dengue.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Cosentini, “O comprometimento da população é o ponto chave para mantermos o controle da doença”, comentou.

Sintomas

Quem estiver apresentando sintomas como febre com dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais deve procurar uma Unidade de Saúde ou o Centro de Testagem, localizado na Avenida dos Esportes, 356, Centro.

O horário de atendimento é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Lá os moradores podem realizar o exame.

A população pode ajudar no combate a doença evitando deixar água parada em objetos como garrafa, pneus, lajes ou calhas, tratar corretamente piscinas e cobrir bem tonéis e caixas d’água.

Leia anterior

47 novos casos da covid-19 foram confirmados em Valinhos na última semana

Leia a seguir

Valinhos Artesanal é a grande novidade da Festa do Figo este ano