Quarta-feira de Cinzas começa a Quaresma para muitos cristãos pelo Brasil e no Mundo

Período de 40 dias se encerra no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa

Na próxima quarta-feira de Cinzas, dia 22, é iniciado o período de Quaresma que antecede a Páscoa. Para algumas vertentes do cristianismo, esse é um momento de reflexão e realização de penitências, como a prática de jejum. Até hoje, não se sabe exatamente como foi iniciado esse período na história, mas ela foi estabelecida durante o Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C.

Milhões de cristãos praticam o costume ao redor do mundo. Esse momento é uma preparação para a Páscoa – celebração da ressureição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo. Além de ser uma preparação espiritual, para que haja uma maior aproximação com Deus.

Os 40 dias são iniciados na Quarta-feira de Cinzas, e encerrados no Domingo de Ramos, uma semana antes do feriado da Páscoa. Mas existem algumas tradições que estendem o costume, chegando até a 46 dias.

Além da prática de jejum, uma das mais conhecidas durante o período, muitos cristãos também param de consumir carne vermelha, doces ou até, de usar as redes sociais. A Igreja Católica orienta que todos reforcem as ações de caridade durante a Quaresma.

Curiosidade para muitos que não saibam, mas esse costume é realizado por católicos, ortodoxos, luteranos e anglicanos. E no Brasil, todas essas vertentes existem.

Campanha da Fraternidade

Além das ações feitas durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade é realizada durante o período. A iniciativa foi desenvolvida por Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiciose de Natal – no Rio Grande do Norte. O objetivo é realizar a caridade e solidariedade para com todos.

Realizada por Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a campanha é uma expressão de comunhão, conversão e partilha. Ela segue os seguintes objetivos, de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;


2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;


3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

Neste ano, o tema é “Fraternidade e Fome: Dai-lhes vós mesmos de comer!”, a campanha será iniciada no dia 2 de abril.

Leia anterior

Zumbido e picadas: valinhenses sofrem com aumento de mosquitos em suas residências

Leia a seguir

Atílio Fracaroli, o saudoso carnavalesco valinhense