Quando uma determinada situação nos desagrada, temos a tendência de querer fugir dessa posição em razão do desconforto que ela nos causa. Mas, com essa atitude, somente agravamos a situação.
Não podemos correr da situação que nos aflige. Não devemos agir assim, de forma desequilibrada. Temos que buscar equilíbrio. Temos que parar e analisar racionalmente a situação, mantendo a nossa mente ativa e imaginando os próximos passos, mas não sair correndo, visto que, num cenário nebuloso, essa seria a postura menos inteligente, menos equilibrada e menos racional a ser adotada.
Uma das certezas que temos é de que tudo passa. Assim, precisamos entender que nesta vida nada acontece por acaso. Uma folha não cai da árvore sem um propósito!
Embora enfrentemos alguns momentos amargos, a providência divina nos guia por caminhos seguros, trazendo a vitória lá na frente.
Reflitam por quantas situações difíceis e desesperadas já passamos. E as superamos.
Precisamos viver o momento, exercer o poder do agora! E intensamente!
Se estivermos desequilibrados, vamos parar, sentar, apreciar a paisagem, refletir e esperar passar.
“Tudo passa… Todas as coisas na Terra passam. Os dias de dificuldade passarão… Passarão, também, os dias de amargura e solidão.
As dores e lágrimas passarão. As frustrações que nos fazem chorar… Um dia passarão.
Os dias de tristeza… Dias de felicidade… São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal as experiências acumuladas.
Se, hoje, para nós, é um desses dias, repleto de amargura, paremos um instante.
Elevemos o pensamento ao Alto e busquemos a voz suave da Mãe amorosa, a nos dizer carinhosamente: ‘Isso também passará’.
E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre, semelhante à enorme embarcação que, às vezes, parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas.
Mas isso também passará porque Jesus está no leme dessa Nau e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da humanidade e que um dia também passará. Ele sabe que a Nau chegará ao porto seguro porque essa é a sua destinação.
Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento, e confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto, que, por certo, também passará.
Tudo passa… Exceto Deus. Deus é o suficiente!” (Chico Xavier).