E começa mais uma Operação Cata-bagulho em Valinhos! Uma ação muito aguardada pela população, que tem como objetivo de evitar que materiais inservíveis, como móveis e colchões velhos, pedaços de madeira e metal, etc, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios.
O serviço é de grande utilidade e precisa da colaboração de todos, pois o descarte irregular pode ocasionar sérios problemas ao meio ambiente, contribuir muitas vezes com o entupimento dos canais de drenagem, favorecer os criadouros do mosquito Aedes Aegypti e outros animais peçonhentos. Além de prejudicar o espaço público, o descarte irregular é crime ambiental, sujeito à multa em caso de flagrante.
A fim de que os materiais sejam recolhidos, basta os munícipes colocarem os objetos na sua calçada com uma hora de antecedência de acordo com a programação do bairro. Para descarte de algum item fora da data programada, a população pode se dirigir a um dos Ecopontos, que são locais de entrega voluntária de materiais inservíveis.
A operação começará pelo Parque Portugal e segue sua programação até setembro, e a população deve ter consciência e se policiar, pois é questão de saúde, bem-estar e de limpeza. Não adianta nada o caminhão passar hoje e amanhã os entulhos estarem espalhados novamente. É questão de bom senso e de respeito! Não adianta criticar o poder público se na hora de cumprir com o dever as pessoas esquecem da coletividade.
Portanto, não esqueça de fazer a sua parte, por você e por todos. Não seja um bagulho. Colabore com o cata-bagulho!