News

Os pets no combate à depressão

Animais de estimação têm a capacidade de fazer com que seus tutores reduzam os pensamentos negativos e amenizem todos os sintomas de estresse, angústia, tristeza e solidão

A evolução e os avanços de doenças como a ansiedade, a depressão e a sensação de solidão vêm sendo apontado como um dos grandes problemas do século. Cuidar dessa epidemia de doenças psicológicas é uma questão difícil e complexa, mas existem vários estudos já apontam os benefícios dos pets na saúde mental humana.

Um animal de estimação em casa ajuda a afastar sentimentos de isolamento e solidão, já que os pets são ótimos companheiros, principalmente entre a população mais idosa. Para mais, os pets ajudam a manter as pessoas ativas, responsáveis e são uma fonte de carinho e lazer.

Várias pessoas que desenvolvem depressão encontram dificuldades em ter um propósito na vida, e os cuidados exigidos pelos pets ajudam a pessoa a desenvolver uma rotina e a entender a responsabilidade que possuem diante do animal.

Cães, gatos e outros pets reduzem a pressão de um dia exaustivo no trabalho. Sua companhia calorosa e amigável ao retornar para casa promove uma redução da ansiedade acumulada ao longo do dia e aumenta a sensação de bem-estar.

Os pets têm o poder de deixar seus tutores mais felizes e realizados, e com a troca mútua de amor, cuidado e carinho, as pessoas que convivem com animais de estimação geralmente possuem maior autoestima e tendem a equilibrar seu estado depressivo.

Leia anterior

Valinhos terá ação de conscientização no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Leia a seguir

Valor de aluguel de imóveis apresenta desaceleração