News

Luciano Côrrea é destaque no movimento artístico de Valinhos

Professor leva a arte para o Centro Cultural e para o Colégio Fundamentum

Por Rafaela Duarte

O teatro é uma forma de arte que exerce uma profunda influência na cultura e na sociedade. É um momento que permite aos artistas e ao público explorar uma ampla gama de emoções, pensamentos e perspectivas. Uma pessoa conhecida na cidade de Valinhos pelos seus trabalhos relacionados ao teatro é o professor Luciano Corrêa, de 48 anos, que leciona no Centro Cultural há 20 anos e no Colégio Fundamentum há mais de 7 anos.

Sua paixão pela arte da atuação surgiu em 1990, quando ele passava pela Rua 13 de maio em Campinas e viu dois mímicos, um paulista e outro curitibano. Logo, Luciano se identificou e começou a frequentar aulas no Centro Cultural de Valinhos, com o professor Piu. Dois meses depois, ele se apresentou em uma peça chamada “Nó de Quatro Pernas”.

O início de seu trabalho como professor aconteceu em 2003, dando aulas para os bairros Bom Retiro e Jardim Pinheiros, representando o Centro Cultural. “São 20 anos de muitos espetáculos e momentos incríveis; agradeço muito pelas vivências que tenho lá!”, completou o profissional. No Fundamentum, Luciano trabalha com crianças da educação infantil ao ensino médio, desenvolvendo diversos projetos sensacionais e interdisciplinares com literatura, língua portuguesa e pensamento crítico (Teatro Fórum).

Além de lecionar, o profissional trabalha como diretor de encenações, como, por exemplo, a encenação da Paixão de Cristo, algo que Luciano diz amar fazer. Ele aproveitou o espaço para agradecer o Secretário Ricardo do Vale, que sempre o convida para participar desses projetos, e também a Prefeita, que está valorizando muito a cultura em nossa cidade.

Segundo o professor, o teatro influencia muito na formação dos alunos, em todos os sentidos, movimentando o corpo, a alma e a mente, através de diversos aspectos cognitivos, como memória e raciocínio. Além disso, permite melhor comunicação, na busca do melhor caminho. “Um aluno envolvido com arte sabe fazer escolhas mais efetivas, porque a arte proporciona, acima de tudo, o autoconhecimento, especialmente no aspecto emocional.”

Por fim, quando questionado sobre projetos futuros, Luciano disse que suas aspirações são aprender sempre, realizar projetos cada vez mais ousados e que pretende realizar um festival de teatro em algum momento.

Leia anterior

Inauguração na Ceasa-Campinas

Leia a seguir

Agnaldo Araújo, Professor de Violão do Centro Cultural, demonstra paixão pelo instrumento