Entrevista explora o sucesso literário, o impacto nas vidas e a paixão pela transformação pessoal
Por Marcia Duarte
Helena Andrade, uma mulher de 56 anos com uma gama de talentos, é reconhecida como escritora, mentora inspiradora para mulheres e palestrante envolvente. Sua paixão inabalável pela escrita e seu compromisso incansável com o crescimento pessoal não só a levaram ao sucesso literário, mas também a impactar vidas por meio de suas orientações e palestras. Residente de Valinhos há 15 anos e com uma vida conjugal ao lado de Edson Regolin, além de ser mãe de Bruno, Arthur e Vitor, Helena é Gestora Pública, Life Coach e possui expertise como Master em Programação Neuro Linguística. Nesta entrevista, Helena compartilha conosco uma visão reveladora de sua jornada e perspectivas.
Como você descobriu sua paixão pela escrita e o que a motivou a se tornar uma escritora de romances?
Amo ler livros e chegou a uma fase em que as histórias que lia já não me encantavam. Então me propus um desafio: escrever uma história que despertasse grandes emoções e fosse encantadora, assim como algumas já haviam sido para mim. Comecei a escrever sem qualquer noção de mercado literário ou técnicas de escrita. Em três meses a história estava concluída. Esse processo aconteceu há 12 anos e desde então a formação literária tem sido parte constante em minha vida. A escolha pelo romance é porque sou apaixonada pelo desenvolvimento humano e trabalhar as relações entre os personagens é um excelente propósito de despertar emoções.
Com oito romances publicados, cada um com sua própria história e caráter, como você encontra inspiração para criar personagens e enredos tão diversos?
Meu processo criativo é diverso. A história pode surgir de um lugar onde estive, de um lugar onde gostaria de estar, de um desafio que eu mesma tenha passado ou observado alguém passar. Para mim, como escritora, aprecio criar uma história a partir de algo apaixonante, que me motive.
Você é moradora de Valinhos. Em que medida sua cidade natal influencia ou se reflete em suas obras literárias?
A maioria de minhas personagens tem origem na região de Campinas – Valinhos ou São Paulo. A ambientação da história dependerá do contexto dela. Já utilizei como cenário cidades brasileiras, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, São Paulo, Belém do Pará, Manaus e Campinas. Minhas personagens também circularam por lugares como Londres, Lisboa e Alentejo em Portugal, Toscana e Roma na Itália, Paris e até a Amazônia peruana e brasileira. Como amo viajar, adoro que minhas personagens também viajem e nessa trajetória se desenvolvam vivendo novas experiências.
Além de ser escritora, você é mentora de mulheres protagonistas. Como isso se conecta com sua escrita?
A mentoria é um processo intenso e enriquecedor onde trago à tona as potências da mentorada para que ela possa desenvolver ações de autodesenvolvimento. Todos os meus livros são narrados em primeira pessoa por protagonistas femininas, então a mentoria me aproxima da construção dessas personagens. No entanto, eu não utilizo aspectos da vida de minhas mentoradas em minhas histórias. A mentoria é um processo pessoal para o crescimento de cada indivíduo. Para a trama fictícia, costumo utilizar o método narrativo da jornada do herói proposta por Joseph Campbell.
Recentemente, você lançou “A Livraria dos Sonhos” na Amazon. Poderia nos contar sobre o enredo e a inspiração por trás dessa obra?
“A Livraria dos Sonhos” foca no desenvolvimento humano das personagens na vida cotidiana de uma livraria fictícia no bairro Cambuí em Campinas. As protagonistas, através do vínculo de amizade e dos romances que surgem, buscam superar traumas, imergir no autoconhecimento e enfrentar desafios, fortalecendo-se a cada novo capítulo. Temas sensíveis, como violência psicológica e abandono, estão presentes, mas o potencial da história é inspirar.
Cada um de seus livros aborda temas e emoções diferentes. Existe algum deles que seja particularmente significativo para você? Por quê?
Cada nova história é um novo desafio. No último livro, dei enfoque à narrativa de três protagonistas femininas. São mulheres de personalidades, classe social, formação e vivências muito diferentes. Trabalhar estes aspectos diferenciados para que o leitor vivencie as experiências das três foi um desafio instigante. Amei desenvolvê-las.
Como você equilibra a escrita, mentoria e palestras em sua vida? Quais são os desafios e recompensas de assumir tantos papéis diferentes?
Sou movida a desafios. Adoro começar novos projetos e estar em movimento. Estas três áreas, apesar de parecerem distintas, têm muito em comum. Uma boa história literária exalta a essência humana. A recompensa na literatura é receber o retorno do leitor. Na mentoria, ver mentoradas se autodesenvolvendo e alcançando objetivos. Nas palestras, inspirar transformações. As recompensas estão em cada novo aprendizado e transformação que geram.
Como você vê a intersecção entre sua escrita e a busca pelo desenvolvimento pessoal?
Uma boa história estimula reflexões, emoções e entretenimento. O desenvolvimento pessoal acontece quando algo nos incomoda, sentimos a necessidade de mudança ou vivemos experiências transformadoras. É necessário refletir, mas também agir para desenvolver-se. Na história de “A Livraria dos Sonhos”, abordo o desenvolvimento pessoal das protagonistas.
Quais foram os momentos mais gratificantes para você como escritora?
O primeiro foi quando peguei meu primeiro livro impresso nas mãos, materializando um sonho. Receber o Troféu Cecília Meireles, participar de bienais de livros e conduzir eventos com autores também foram gratificantes.
Quais são seus planos e aspirações futuras como escritora?
Continuar explorando o desenvolvimento humano em minhas personagens, inspirar leitoras a transformarem-se e mergulharem no autoconhecimento. Cada nova história é um novo desafio e aprendizado.
Sinopse de ‘A Livraria dos Sonhos’
O que você faria se herdasse um casarão caindo aos pedaços? Se lamentaria? Ou o transformaria na realização de um sonho? Na história de Nathalia, Lily e Mari essa herança vem para mudar a vida dessas três mulheres de forma que vai inspirar você a realizar seu sonho mais distante e esquecido.
Nathalia e Lily são amigas de infância e acalentaram um sonho por muitos anos: abrir uma livraria. Mas a vida as levou por outros caminhos e o sonho ficou para trás. Agora Nathalia sofre um trauma no trabalho e Lily herda um casarão caindo aos pedaços. Será finalmente a oportunidade de elas realizarem esse sonho, quando as maiores livrarias do país estão fechando? Para conquistá-lo elas precisarão ter muita criatividade para fazer algo diferente e contarão com a ajuda de Mari, uma mulher talentosa que perdeu a paixão de viver quando foi abandonada por seu grande amor. Em busca de um recomeço, estas mulheres construirão um espaço de interação, com suas vidas em transformação, superando obstáculos e se inspirando nos livros e na vida dos frequentadores que compartilham suas histórias e dando um quê de mistério ao passarem pelo espaço.
Venha conhecer a livraria que não apenas vende livros, mas transforma sonhos em realidade, o dia a dia em grandes aventuras e amores em histórias reais.
Siga no Instagram: @helenaandrade.oficial | Acompanhe o site: www.helenaandrade.com.br