

Por Gabriel Previtale
Em Valinhos, um grupo de estudantes da EMEB Luiz Antoniazzi está preparando-se para participar da etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), um evento que promove a exploração científica e a prática experimental no campo da astronáutica com lançamento de foguetes realizados pelos alunos. Conversamos com Luis Gustavo Guimarães, Coordenador Pedagógico da escola, para entender mais sobre essa emocionante jornada.
A MOBFOG é uma olimpíada experimental na construção e lançamento de foguetes a partir de uma base de lançamento. Os alunos devem buscar alcançar uma determinada distância por equipe. Além disso, a MOBFOG está vinculada à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), promovendo o desenvolvimento do pensamento e da prática científica.
Os alunos da EMEB Luiz Antoniazzi (bairro Santo Antônio), estão participando ativamente. Mais de 60 estudantes se envolveram no projeto, sob a supervisão dos professores de Ciências, Prof. Maurício Salgado e Carolina Marian. Três equipes conseguiram lançar seus foguetes a uma distância superior a 90 metros, garantindo sua vaga na etapa nacional da MOBFOG. O Prof. Maurício lidera as três equipes, compostas por 3 meninas e 6 meninos. A EMEB Luiz Antoniazzi é a primeira escola municipal da cidade a participar dessa competição.
Os alunos estão classificados para a etapa nacional da MOBFOG, correspondente ao nível 3 (do 6º ao 9º ano). Esta etapa nacional ocorrerá de 16 a 19 de outubro de 2023, na cidade de Barra do Piraí/RJ. A estadia dos 9 estudantes dos 7º e 8º anos, do professor responsável e de um representante da escola tem um custo, e a escola está buscando o apoio da Prefeitura de Valinhos para o custeio da hospedagem. O transporte, materiais e equipamentos serão custeados por meio de rifas e campanhas promovidas pela comunidade escolar. “Somar forças e oportunizar a construção do protagonismo juvenil e dos profissionais da educação municipal de Valinhos é investir no desenvolvimento das futuras gerações, neste caso, por meio do conhecimento científico.”, comenta o coordenador Luis Guimarães.
Para que a equipe escolar possa participar da 47ª Jornada de Foguetes, é necessário angariar fundos para cobrir despesas como estadia, alimentação e etc. (equipe aguarda resposta da Prefeitura quanto a este valor). Toda ajuda é bem-vinda para apoiar esses jovens cientistas em sua jornada emocionante. A participação dos alunos da EMEB Luiz Antoniazzi na MOBFOG é uma oportunidade única de promover a educação científica e incentivar o interesse dos jovens pela ciência e pela exploração espacial. A comunidade de Valinhos e todos os interessados estão convidados a se unir a essa causa e apoiar esses talentosos estudantes em sua busca por conhecimento e excelência.