Aos 26 anos, ele pode chegar ao seu terceiro título mundial de F1 neste fim semana. Entenda, em três pontos, como o holandês chegou ao tri
Por Bruno Marques
No último dia 30 de setembro, Max Verstappen completou 26 anos. Campeão das duas últimas duas temporadas da Fórmula 1, ele pode chegar ao terceiro título consecutivo neste final de semana, no GP do Catar. Basta conseguir mais 3 pontos. E, em 3 pontos, o leitor poderá entender como essa ascensão meteórica aconteceu.
1º: Velocidade no sangue, na família e na infância
Max é filho de Jos Verstappen, que correu na F1 de 1994 a 2003. Portanto, o futuro tricampeão, que nasceu em 1997, se não estava nos boxes com o pai, estava no kart, onde começou aos 4 anos. Contudo, quem viu Jos correr, sabe que Max nada tem a ver com o desempenho do pai. Muitos dizem que o talento vem do lado materno, onde a mãe, Sophie, o tio e o avô também são pilotos.
2º: Talento puro e ascensão meteórica
Seus pais se separaram de forma traumático quando ele ainda era muito pequeno. Ficou com o pai, que foi bastante duro na “criação” no kart. Antes de ser contratado pela Toro Rosso (atual Alpha Tauri), Max só tinha a experiência do kart – onde sobrava – e apenas um ano de monopostos, sendo 3º na F-3 europeia. Estreou na F1 em 2015 sendo o piloto mais jovem da história, com 17 anos.
Na 5ª etapa de 2016 foi promovido à Red Bull, onde venceu logo na estreia.
3º: Com a Red Bull, um domínio sem precedentes
“Ah, mas ele tem o melhor carro”… Ele conquistou a vaga na equipe em 2016 que, só em 2022 foi ter o melhor carro. E assim o fez com uma personalidade irascível de Verstappen, aliada a uma conduta agressiva e com raros e erros, uma formação dura, talento no sangue e um estilo de pilotagem com a aderência mais voltada ao bico do carro, parceiros de equipe não conseguem acompanhá-lo.
BOX:
O GP do Catar é neste fim de semana. O treino classificatório será na sexta, a corrida Sprint acontece no sábado, e a corrida no domingo. Em todos o horário está marcado para as 11h. Verstappen precisa somar apenas três pontos para ser campeão.