News

Mercado financeiro brasileiro enfrenta desafios com a valorização do dólar e incertezas na política monetária

A sessão desta terça-feira (3) registrou um aumento de 1,73% no dólar comercial, com uma cotação de R$ 5,154 ao fechamento. Esta marca representa a maior cotação de encerramento para a moeda norte-americana desde 28 de março deste ano, quando atingiu R$ 5,1648.

Por outro lado, o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou o pregão com uma queda de 1,42%, atingindo os 113.419,04 pontos.

O mercado permanece atento ao desempenho dos títulos norte-americanos, que continuam em trajetória ascendente, aproximando-se dos níveis mais elevados dos últimos 16 anos. Os investidores devem acompanhar de perto os dados de emprego dos Estados Unidos ao longo desta semana, com destaque para o relatório de criação de vagas do governo, que será divulgado na sexta-feira (6) e será cuidadosamente monitorado pelo Federal Reserve.

No cenário brasileiro, surgem incertezas sobre os próximos passos do Banco Central. Após a redução das expectativas de uma aceleração na queda da Selic, agora se discute a possibilidade de diminuir a velocidade dessa redução, passando de 0,50 ponto para 0,25 ponto percentual. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, reforçou a ideia de que uma retração de meio ponto é um “ritmo apropriado.”

Adicionalmente, a produção industrial no Brasil, embora tenha apresentado crescimento, ficou aquém das expectativas. A produção subiu 0,4% em agosto em relação a julho, ficando abaixo da mediana de 0,50% das estimativas da pesquisa realizada pelo Projeções Broadcast.

A analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, observa que, embora a produção industrial brasileira tenha aumentado menos do que o previsto, isso é mais um fator que “levanta questões sobre a política monetária”. Ela afirma que “o mercado começou a especular se o BC vai reduzir o ritmo de queda da Selic”.

É importante notar que o valor do dólar mencionado na imprensa, corresponde ao dólar comercial. Para indivíduos que planejam viajar e precisam comprar moeda estrangeira em corretoras de câmbio, o valor costuma ser mais elevado.

Leia anterior

Professor da Unicamp pode ser demitido após acusação de agressão com faca a aluno

Leia a seguir

Inquérito aponta negligência dos pilotos como causa da queda que vitimou Marília Mendonça e outros ocupantes