A força da natureza atingiu Campinas na noite de segunda-feira (16) e madrugada de terça-feira (17), desencadeando uma tempestade com ventos de até 100 km/h e cerca de 400 raios. Os estragos foram evidentes, com pelo menos dez árvores derrubadas e o centro de saúde no Residencial Cosmos sofrendo destelhamento, além de parte do muro sendo derrubado pelo impacto das telhas.
Importante ressaltar que a unidade já estava em obras. A estação de medição no Aeroporto Internacional de Viracopos, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, registrou as rajadas de vento, enquanto moradores próximos ao centro de saúde atingido relataram o estrondo do destelhamento, evidenciando a intensidade da tempestade.
A Sanasa, construtora e prefeitura agiram prontamente para a limpeza do local. Apesar de uma placa indicar a previsão original de conclusão da obra para maio de 2023, o Executivo confirmou que a unidade está na fase final de conclusão, com a entrega prevista para o final deste ano. No registro pluviométrico, Campinas recebeu um total de 47,3 milímetros de chuva.