News

Aeroporto de Viracopos supera todo o ano anterior em passageiros internacionais no 3º trimestre de 2023

O Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP), já ultrapassou o total de passageiros internacionais de todo o ano de 2022 nos primeiros nove meses de 2023. A concessionária que administra o aeroporto relatou que 838,6 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram de voos internacionais neste ano, em comparação com os 721,7 mil do ano anterior.

Esses números só ficam atrás da movimentação de 2019, quando 977,5 mil passageiros utilizaram Viracopos para voos internacionais. A projeção é que o aeroporto atinja a marca de 1 milhão de usuários em voos internacionais em 2023.

Atualmente, Viracopos oferece rotas diárias para cidades dos Estados Unidos, como Fort Lauderdale e Orlando, além de Lisboa, Portugal, e Paris, França. A concessionária também confirmou uma rota temporária para Punta del Este, no Uruguai, entre 15 de dezembro e 18 de fevereiro de 2024.

View through plane window ( Filtered image processed vintage effect. )

Com o objetivo de ampliar as rotas internacionais, a concessionária está participando da 28ª edição da World Routes, a maior feira de aviação civil de passageiros do mundo, realizada em Istambul, Turquia. O evento tem o intuito de apresentar um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias para voos de passageiros e de cargas.

O Aeroporto de Viracopos tem interesse em incorporar novas rotas para a América do Norte, América do Sul e Europa, mas as negociações são mantidas em sigilo por questões comerciais. Uma das principais contribuições para o aumento na movimentação do aeroporto foi a implantação da rota entre Viracopos e o Aeroporto de Orly, em Paris, operada pela Azul Linhas Aéreas, com seis voos semanais.

Em comparação com o mesmo período de 2022, os primeiros nove meses de 2023 apresentaram um aumento significativo na movimentação de passageiros internacionais em Viracopos, com um acréscimo de 69,6%. Além disso, o mês de setembro registrou um aumento de 55,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Leia anterior

Último Bazar Itinerante do ano acontece em novembro

Leia a seguir

Editorial – ‘Uma tragédia anunciada para 2024’