No Dia de Combate à Poliomielite, a Prefeitura enfatiza a necessidade de vacinação, protegendo nossas crianças com a Campanha de Multivacinação

Neste Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria da Saúde, enfatiza a relevância da Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. A campanha tem como propósito atualizar as cadernetas de vacinação desses jovens, garantindo que estejam devidamente imunizados contra diversas doenças, incluindo a poliomielite.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada pelo Poliovírus, e afeta principalmente crianças menores de quatro anos. Os sintomas podem variar de uma forma assintomática ou com sintomas leves, como febre, dor de garganta, dor abdominal, vômitos e diarreia, a uma forma grave que pode resultar em paralisia permanente, insuficiência respiratória e, em casos extremos, até levar à morte.

A vacinação contra a poliomielite é essencial para evitar o ressurgimento da doença, mesmo que o Brasil tenha sido declarado livre dela há quase 30 anos. No entanto, a cobertura vacinal inadequada pode representar um risco real para a recorrência da poliomielite.

As vacinas contra a poliomielite, tanto a VIP (vacina inativada injetável) quanto a VOP (vacina atenuada oral), devem ser iniciadas a partir dos dois meses de vida, com doses adicionais aos quatro e seis meses, além de reforços entre 15 e 18 meses e aos cinco anos, de acordo com a idade e as especificações de cada uma.

Para garantir que todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos tenham acesso à vacinação, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h, com exceção das unidades São Marcos e Paraíso, que têm horário de vacinação ampliado até às 18h. A UBS Vila Santana aplica as vacinas das 9h às 15h, sem intervalo para o almoço, com exceção das segundas e quartas-feiras, quando apenas a vacina BCG é aplicada.

Além das doses específicas contra a poliomielite, esta campanha proporciona às crianças a oportunidade de serem vacinadas de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), de acordo com o calendário de idade. Dessa forma, a caderneta de vacinação é atualizada com as imunizações contra doenças como Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C Conjugada, Meningocócica ACWY, HPV, BCG, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), Tetra Viral (SCR e varicela) ou tríplice viral + varicela, Varicela, DTP e Hepatite A.

Ressaltamos a importância de vacinar as crianças e adolescentes não apenas contra a poliomielite, mas também contra outras doenças, para garantir que estejam protegidos e saudáveis. A Campanha Nacional de Multivacinação se estende até o dia 31 de outubro. A imunização é uma medida fundamental para proteger a saúde de nossos filhos e prevenir doenças. Não deixe de levar suas crianças para se vacinarem e mantenha suas cadernetas atualizadas!

Leia anterior

JovemTEC 2024 está com inscrições abertas em Valinhos

Leia a seguir

Última oportunidade: nesta quarta-feira (25), encerra-se o Outubro Rosa com mamografias sem necessidade de agendamento