O Professor Ronny Lucas Moreira Cardoso leciona matemática e física na E. E. Prof.ª Maria Neiva Abdelmassih Justo para ensino médio e fundamental
Gabriel Previtale
Na última sexta-feira, dia 25 de outubro, o Professor Ronny Lucas Moreira Cardoso, que leciona matemática e física na E. E. Prof.ª Maria Neiva Abdelmassih Justo, em Valinhos, foi um dos 150 professores de todo o Brasil homenageados pelo Google em um evento presencial na sede da empresa, localizada na Av. Faria Lima, em São Paulo. O reconhecimento veio por seus projetos articulados com uso das tecnologias, na divisão Google for Education.
O Professor Ronny atua com alunos do 7º e 9º anos, bem como com a 1ª série do Ensino Médio. Além de sua atuação na escola em Valinhos, ele é professor de matemática na cidade de São Paulo, onde desempenha o papel de Professor Orientador de Educação Digital (POED) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Remo Rinaldi Naddeo, trabalhando com turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.


A homenagem do Google for Education reconheceu o comprometimento de Ronny com a promoção de aprendizagens mediadas por tecnologia. Seus métodos incluem o uso de jogos online, editores de planilhas, simuladores e plataformas de linguagens de programação. Além disso, ele é um ávido utilizador das ferramentas do Google, como o Google Drive, Google Classroom, Jamboard, Forms e YouTube, que ajudam a envolver seus alunos em ambientes digitais de aprendizagem.
O convite para a homenagem foi resultado do reconhecimento de seu trabalho pela Equipe de Formadores da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). Essa equipe identificou seus projetos inovadores, que promovem a colaboração e o engajamento dos estudantes por meio da tecnologia.
Em entrevista, o Professor Cardoso expressou sua felicidade e gratidão pelo reconhecimento. “Receber essa homenagem foi um importante significado para a continuidade do meu aperfeiçoamento profissional”, afirmou. Ele também agradeceu o apoio e o reconhecimento de seus colegas da E. E. Profª Maria Neiva Abdelmassih Justo, bem como da diretora Ana Paula Marolla e das coordenadoras pedagógicas.
O Professor Cardoso enfatizou a importância de valorizar e reconhecer o trabalho docente. “O trabalho docente é repleto de desafios diários, o professor se reinventa todos os dias e a cada aula. É muito importante que instituições de ensino e empresas parceiras da educação promovam o reconhecimento e oportunidades para que mais professores sejam valorizados e reconhecidos em seu trabalho docente”, concluiu.