Entre tantas obras, destaca-se a ampliação da ETE São Bento do Recreio, atualização de grande importância para população
Demolição de reservatórios desativados e casas de máquinas
O DAEV deu início em 16 de outubro à demolição dos reservatórios Alto da Colina, localizado na Rua Elso Previtale; e Parque Florence, na Rua Pedro de Lucca. Dentro das ações em andamento, além da demolição dos reservatórios desativados, no Alto da Colina o trabalho também será efetuado no reservatório semienterrado que não está mais em funcionamento.
Ampliação da ETE São Bento do Recreio
O DAEV deu início à ampliação da capacidade de tratamento de esgotos da ETE São Bento do Recreio, localizada na Rua Itatiaia, que tem 2,7 litros por segundo de vazão média. Objetivo é adequá-la às exigências da CETESB. Hoje ela tem capacidade para atender aproximadamente 1.330 habitantes ou 332 residências para população de classe média/alta com consumo de 145 litros/habitantes/dia. O objetivo é que ela passe a atender aproximadamente 1.900 ligações.
O tanque de aeração terá capacidade para 30 mil litros e será em fibra de vidro, para o tratamento de esgotos por lodos ativados por batelada à remoção de carga orgânica (processo biológico é capaz de realizar o tratamento de esgoto de nível secundário por processo aeróbico, onde as principais etapas do tratamento são realizadas no mesmo tanque, reduzindo a necessidade de várias etapas de tratamento e com eficiência de remoção de matéria orgânica superior a 80%).
Elevatória de esgotos do Parque Portugal
Obra será feita na Rua Estoril esquina com Rua Pastor Osvaldo Ceccon, no Parque Portugal, com contratação feita por meio da Tomada de Preços º 04/2023. Objetivo é desativar a estação provisória que estava em funcionamento desde a duplicação da Rodovia dos Agricultores, que foi realizada pela Concessionária Rota das Bandeiras.
Construção de emissários de esgotos e construção de muro de contenção por gabião
Obra iniciou próximo ao Operário Futebol Clube, sentido à Avenida Brasil, altura do 890, no Vila Santana, às margens do Ribeirão Pinheiros. Obra será executada em ponto no qual sempre há quebra ou queda de travessias e emissários durante fortes chuvas. Também será feita a construção do muro de contenção por gabião serão desativadas 2 (duas) travessias aéreas sobre o corpo hídrico.
Nova adutora de água bruta do Rio Atibaia
Foi concluída pelo DAEV a execução de 2ª linha adutora em DN 400mm, em tubo de ferro fundido, k7, com 2,2 mil metros em trecho por gravidade (interligado em 17 de agosto de 2022) e 1.638 metros de trecho de recalque (interligado em 18 de abril de 2023). Tem permitido a captação de mais 90 l/s (7,7 milhões de litros a mais por dia), atingindo à outorga de captação no Rio Atibaia, que é de 340l/s. A construção foi um importante reforço hídrico para o Município e começou a operar já no início do período de estiagem deste ano.
Desassoreamento de mananciais internos
O Município de Valinhos ingressou com o pedido de desassoreamento de três de suas quatro barragens junto DAEE, dentro do Programa ‘Rios Vivos’. Foram enfoque do pleito a histórica João Antunes dos Santos, a Moinho Velho e a lagoa do CLT, que é um dos quatro lagos que integram a barragem das Figueiras. A Lagoa do CLT já recebeu as vistorias e será enfoque dos primeiros trabalhos. O volume total de sedimentos a ser desassoreado no trecho é de 86 mil m³.
Nova rede em PEAD
O DAEV colocou em operação a nova linha de distribuição de água em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), nos bairros Jd. Pinheiros, Pq. Santana, e Vila Santana para desativar a antiga rede em fibrocimento dos bairros. Os trabalhos foram realizados por meio do chamado ‘Método Não Destrutivo’ (MND) e compreenderam – além da passagem da nova rede em PEAD – a troca de ramais, que já foram finalizadas.
Parte baixa do São Cristóvão
Ainda em relação à troca de redes, o DAEV também vai fazer a substituição da rede de distribuição de água tratada da parte baixa do bairro São Cristóvão. Entre as ruas contempladas na obra de substituição da antiga rede para PEAD estarão a parte da Avenida Paulista, Rua Lindoia, Rua Indaiatuba, Rua Marquês de Itu, Rua São Carlos, Rua Louveira, Rua Ângelo Capovilla, Rua Pindamonhangaba, Rua Mogi Mirim, parte da Avenida Onze de Agosto, Rua São Carlos e parte da Rua Americana.
Plano diretor de combate às perdas de água
Entre os trabalhos contidos na revisão do plano estão a atualização do cadastro técnico das redes de adução e distribuição; a revisão dos projetos de setorização; os estudos de setorização das redes de distribuição e elaboração de modelagem hidráulica; o gerenciamento de pressões; definição dos parâmetros de vazão e pressão; a revisão e melhoria de macromedição e automação de vazão dos níveis dos reservatórios e o diagnóstico do estado das tubulações.
Estações de tratamento de água (ETA) I e II
O DAEV também está colocando em operação dois novos reservatórios de água tratada, para aumento da reservação já no período de estiagem. Os novos reservatórios são o Santo Antônio (600m³) e Imperial (1.330m³). Inicialmente passarão, respectivamente, a operar com a célula superior (200m³) e a célula inferior (900m³). Também vai colocar em funcionamento o do São Bento do Recreio (580m³). Portanto, está providenciando a transferência do sensor de nível do reservatório antigo para o novo, de forma a permitir a operação remota do mesmo. O início de operação do reservatório está previsto para novembro.