No último dia 20, a Unidade Pediátrica Mário Gattinho, o primeiro hospital infantil público de Campinas, comemora um ano de operação, registrando o atendimento de 65 mil crianças no pronto-socorro, enfermarias e unidade de terapia intensiva (UTI).
O hospital infantil, que representa um terço dos atendimentos de urgência e emergência pediátrica na Rede Mário Gatti, iniciou suas atividades em 20 de dezembro de 2022, com foco em casos de urgência. Desde então, uma média diária de 180 atendimentos foi realizada, sendo 27 leitos de enfermaria (incluindo 11 para lactentes e um de isolamento), 14 de UTI, três para recuperação pós-anestésica, três leitos-dia, além de suporte ao pronto-socorro com sete leitos de retaguarda e dois de urgência.
![](https://jtv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/newborn-baby-sleeps-hospital-crib-newborn-clothes-scaled-large.jpg)
O prefeito Dário Saadi destaca a importância do Mário Gattinho como o primeiro hospital pediátrico a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele enfatiza que, mais do que celebrar o aniversário, é fundamental destacar os 65 mil atendimentos prestados na unidade.
Ao longo do ano, a estrutura foi aprimorada, recebendo investimentos em recursos humanos, equipamentos, como o cateter nasal de alto fluxo, e na expansão do número de leitos. O hospital, que ocupou o espaço do antigo Hospital Metropolitano, contribuiu significativamente para o atendimento de crianças, representando uma evolução na capacidade de resposta do sistema de saúde.
A coordenadora do pronto-socorro, Andréa Leopoldina Tirico de Paiva, destaca os ganhos proporcionados pela implantação do Mário Gattinho, incluindo uma estrutura dedicada ao atendimento infantil, equipe médica qualificada, menor tempo de espera e maior agilidade na avaliação de resultados de exames. O Mário Gattinho, além de representar uma conquista para a cidade, simboliza o compromisso com a saúde pediátrica e a qualidade no atendimento às crianças da região.